Saúde
Saiba os cuidados para prevenir oitite de verão
Casos de inflamação nos ouvidos crescem durante a estação mais quente do ano devido ao contato frequente com a água do mar e piscina

A estação mais quente do ano é ideal para os banhos de mar, piscinas e cachoeiras, que amenizam o calor. Mas um descuido como a entrada de água nos ouvidos pode provocar a otite, uma infecção no ouvido médio, que fica atrás do tímpano. Também é conhecida como otite dos nadadores ou de verão. “Muitos pacientes chegam ao consultório achando que otite é uma coisa só, o que não é verdade. Cada tipo de inflamação afeta uma parte diferente da orelha (que é dividido em interno, médio e externo) e pode ser crônica ou aguda. No caso da otite de verão, a infecção é na região mais superficial, no canal que liga nossa orelha ao tímpano. A infecção costuma ser causada por bactérias e fungos”, afirma o otorrinolaringologista Marcelo Castrequini Galhardo, que tem consultório na Redentora, um dos bairros mais tradicionais e movimentados de Rio Preto.
Segundo ele, a otite externa pode surgir de lesões na pele da orelha provocadas por pequenos traumas devido o uso inadequado de objetos como cotonetes, grampos ou unhas. Atritos durante crises de coceira ou a secagem da orelha pode ter o mesmo efeito e, assim, dar início a uma inflamação.
Outra razão, e a mais comum, segundo Galhardo, para a otite externa é o contato com a água. “Conforme nosso ouvido interage com o líquido, a cera, que é um importante agente de defesa contra fungos e bactérias, vai se desprendendo. A partir daí, você já conhece o resto da história, não é?”, questiona o otorrinolaringologista
Há simples cuidados que podem evitar a otite de verão como quando nadar ou entrar na água, fazer o uso de protetores de silicone especializados para ouvido. No término da atividade aquática é recomendado que enxugue o canal do ouvido com a ponta de uma toalha macia, porém sem esfregar. “Também evite inserir qualquer objeto na parte interna da região. Isso pode ferir a pele e contribuir para o aparecimento de inflamações. Hastes flexíveis, em especial, não devem ser utilizadas. Eles retiram uma porção da camada protetora de cera, além de empurrar um pouco para dentro do ouvido, o que também facilita as infecções”, ressaltou.
Tratamento
O otorrinolaringologista explica que o tratamento da otite de verão pode ser feito com analgésicos via oral, antibióticos e antifúngicos. Quando houver coceira intensa ou secreção, é necessário eliminar os resíduos do local para diminuir a pressão sobre o tímpano. No caso de dores, não recorrer a métodos caseiros, mas sim procurar um otorrinolaringologista.
- Cidades2 dias
Jovem de 21 anos é baleado na saída de serv festas em Rio Preto
- Cidades2 dias
DDM prende suspeito de estuprar enteada de 11 anos em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem é preso por tráfico e maus-tratos a cães em Rio Preto
- Cidades2 dias
Júri de casal acusado de matar personal será em setembro em Rio Preto