Saúde
Rio Preto imuniza 29.122 pessoas contra gripe
Cobertura vacinal está em 23,56%; meta é de 90%

A campanha nacional de vacinação contra gripe começou no dia 10 de abril. Desde então, em Rio Preto, foram imunizadas 29.122 pessoas, sendo 26.479 incluídas nos grupos prioritários com meta de vacinação e 2.643, nos grupos prioritários sem meta de vacinação. A cobertura vacinal da campanha no município está em 23,56%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Até agora, a maior cobertura é do grupo das puérperas – mulheres que deram à luz há menos de 45 dias – com 49,77%, equivalente a 331 doses administradas. Em seguida, está o grupo das gestantes com cobertura vacinal de 43,18%, equivalente a 1.746 doses, e a dos profissionais de saúde, com cobertura vacinal de 30,87%, equivalente a 5.790 doses administradas.
Entre as crianças, foram vacinadas 7.451, com cobertura de 28,28%. Já entre os idosos, que representam a maior população da campanha, de 57.373 pessoas, a cobertura está em 18,73%. A menor cobertura entre a população de meta é a dos professores, com cobertura de 8%, equivalente a 416 profissionais vacinados. Entre os grupos prioritários sem meta, foram vacinados 49 policiais, 13 funcionários do sistema prisional e 2.581 portadores de doenças crônicas.
Campanha
A campanha nacional de vacinação contra gripe continua até o dia 31 de maio. No dia 4, dia de mobilização nacional, as unidades de saúde estarão abertas durante todo o dia para que o público-alvo possa se vacinar. Em Rio Preto, a expectativa é de que 144.641 pessoas sejam vacinadas.
Dúvidas frequentes
Preciso me vacinar todos os anos?
Se você fizer parte do público-alvo da campanha, sim. A estratégia de vacinação para gripe é anual por dois motivos:
1- A vacina pode mudar e a proteção da vacina anterior não protegerá o organismo dos tipos de vírus que estão circulando agora. Este ano, a vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
2- Essa vacina não garante proteção anual superior a oito meses. Como a campanha começa no outono, no próximo ano não haverá a proteção do ano anterior.
“Se a pessoa está dentro do grupo prioritário é porque ela tem mais riscos de desenvolver complicações em decorrência da gripe, e, portanto, deve se vacinar novamente”, explica a gerente de imunização do município, Michela Barcelos.
Existe alguma contraindicação para a vacina?
A única contraindicação é para pessoas que tiveram alergia grave com doses anteriores. Nas campanhas passadas, a alergia a ovo era considerada uma contraindicação para a vacina. Com os estudos que comprovaram a segurança da vacina em alérgicos a ovo, a vacina poderá ser utilizada.
A vacina contra a Influenza provoca gripe?
Não. A vacina contra a gripe é produzida a partir de vírus mortos e destinada a grupos com fatores de riscos. Na verdade, a vacinação é feita em um período em que outros vírus respiratórios estão circulando, como o Rinovírus, transmissor do resfriado. Mas os sintomas são mais leves do que os provocados pelo vírus Influenza, que provoca febra alta, por exemplo. Há de se levar em consideração também que a vacina contra a gripe tem um prazo de dez a 15 dias para fazer efeito.
A vacina contra a gripe é segura?
Sim, a vacina é segura e eficaz, o que leva a Organização Mundial de Saúde a recomendar que todos os países ofertem este imunobiológico para prevenção da Influenza, sobretudo em populações de maior risco como gestantes, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.