GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Saúde

A importância da consulta pediátrica no período pré-natal

A consulta com o pediatra na 32ª semana de gestação é muito importante, uma vez que isso promove a aproximação das especialidades

v (pediatria e obstetrícia). A informação é da neonatologista Marisa Aprile, integrante do Departamento de Aleitamento Materno da SPSP, durante evento realizado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Ainda de acordo com Marisa, as consultas obstétricas e pediátricas nos períodos pré e perinatal reduzem a mortalidade materna e neonatal. “A consulta pediátrica na gestação deve contemplar o acolhimento da família, verificar doenças anteriores da mãe, imunização e sorologias, além de ouvir os anseios da mãe e suas preocupações, detectando situações de vulnerabilidade - estado emocional”, esclareceu a médica, salientando que o especialista deve compartilhar com o obstetra essas informações.

Outra questão importante citada pela médica foi o aleitamento materno, que é um dos desafios da maternidade. “Orientar a mãe sobre o aleitamento é fundamental e a primeira mamada, se for assistida, é muito bom. Existem profissionais nas maternidades que dão essa assistência, mas se não houver, nós, pediatras, podemos dar uma orientação adequada às mães sobre essa questão”, enfatizou Marisa.

Ela ressaltou, ainda, que os pediatras também podem na consulta com a gestante explicar um pouco sobre os exames realizados na maternidade - os testes do pezinho, da orelhinha, da linguinha, do coraçãozinho e do olhinho - e, por fim, tirar as dúvidas relacionadas ao banho do bebê, choro, sono, ritmo das mamadas, sinais de fome, visitas, higiene, segurança, calendário vacinal e a rotina das consultas pediátricas. “Enfatizar a importância das consultas pediátricas promove a saúde das crianças, previne distúrbios de crescimento e, principalmente, previne doenças”, concluiu Marisa.       

Por Da Redação em 13/02/2020 23:59
TerrasAlphaville