Redes Sociais

Saúde

Saúde diz que comércio e serviço podem abrir as portas respeitando o decreto municipal

Afirmação foi dada pela gerente da Vigilância Sanitária Miriam Wowk durante teleconferência desta terça-feira, dia 14; o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser participou da entrevista

Publicado há

em

A gerente da Vigilância Sanitária, Miriam Wowk, explicou durante live desta terça-feira, dia 14, que o decreto municipal que regula as atividades comerciais de Rio Preto permite a abertura de vários setores comerciais que hoje se mantêm fechados. As empresas podem abrir as portas e atender através de delivery ou drive-trhu. A explicação foi dada ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser, que estava presente e fez as perguntas que mais recebe de comerciantes e empresários.

A gerente explicou que setores como o têxtil, o de eletrodoméstico, de óticas e restaurantes podem abrir respeitando o decreto municipal. Os clientes serão atendidos fora dos estabelecimentos, dentro dos carros em estacionamento próprio ou na área azul, na frente do estabelecimento. Só não podem subir sobre as calçadas. Kaiser pediu aos comerciantes que leiam o decreto porque ele não proíbe trabalhar, apenas dá as regras de como as atividades podem ser exercidas.

O setor de serviço também pode funcionar. Kelvin Kaiser perguntou sobre academias, profissionais de TI, TV à cabo ou quem faz manutenção nas residências, por exemplo. Miriam afirmou que esses serviços estão liberados, desde que os profissionais se dirijam até as residências e respeitem os critérios de assepsia e o distanciamento social. As academias de ginástica também podem fazer o atendimento. Para isso o profissional deve ir até a casa do aluno. Um serviço de personal trainer. Ela também pode atender ao aluno na própria escola “desde que ele esteja sozinho”.

Kelvin Kaiser participou da live diária da Prefeitura, ao lado da gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri, a gerente da Vigilância Sanitária, Miriam Wowk. A live diária é para a atualização da pandemia em Rio Preto. Hoje, além dos números, ela foi usada para esclarecer os comerciantes que batem na porta da Acirp em busca de explicações sobre o funcionamento do decreto editado pelo prefeito e que faz as regras para o funcionamento das atividades empresaras.
Ao mesmo tempo, a gerente da Vigilância Sanitária, disse que o decreto municipal não pode ir além do decreto estadual editado pelo governador João Dória PDDB, que regulou essas atividades até o dia 22 de abril.

AS MAIS LIDAS