Saúde

Rio Preto passa dos quinhentos casos confirmados para a Covid-19

188 já estão recuperados, 18 pessoas morreram por complicações e 299 pessoas ainda são consideradas como transmissoras ativas

A gerente da vigilância epidemiológica, Andreia Negri, confirmou na tarde dessa quinta-feira, dia 21, que Rio Preto ultrapassou os quinhentos casos do novo coronavírus. Agora são 505 casos positivos para Covid-19. Desde o primeiro caso confirmado em Rio Preto, no dia 12 de março, já foram feitas 6.241 notificações de casos suspeitos do novo coronavírus. Nesse mesmo período, 3.709 pessoas foram testadas e 3.204 deram negativo para a doença.

Dos 505 casos confirmados, 188 já estão recuperados, um percentual de 37%. Outras 18 pessoas morreram por complicações do novo coronavírus e 299 pessoas ainda são consideradas como transmissoras ativas do Covid-19. Ao todo, 115 profissionais de saúde já foram contaminados.

Internados

Negri ainda detalhou o número de pacientes internados em Rio Preto. Agora são 85 internações, 22 estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outras 63 estão em enfermarias.

 

Notificações

Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, “a maneira de informar os dados segue os protocolos vigentes do Ministério da Saúde”. Por ser uma doença de notificação compulsória imediata, qualquer suspeito ou confirmado por Covid-19 precisa ser registrado no sistema oficial do Ministério da Saúde. “Todos os casos em que o quadro clínico do paciente se enquadra nas definições estabelecidas pela OMS devem ser comunicados no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde. Esses são os casos notificados.”

Um caso notificado só é reportado como confirmado depois do resultado positivo em teste RT-PCR, realizado por laboratório habilitado, reconhecido pelo Ministério da Saúde para diagnóstico da doença. “Portanto, todos os resultados com teste positivo precisam ser comunicados como confirmados”.

 

 

 

Por Da Redação em 21/05/2020 15:30
TerrasAlphaville