Saúde

Empresas oferecem ações de apoio psicológico para colaboradores durante a pandemia de Covid-19

De atendimentos com psicólogos a meditação online, medidas tem como objetivo dar suporte à saúde emocional dos funcionários

O estresse causado devido às mudanças impostas por causa da pandemia do novo coronavírus levaram algumas empresas a implantarem programas específicos de apoio psicológico para os colaboradores. O objetivo é garantir a saúde emocional e qualidade de vida a todos durante este período atípico. Na Unimed Rio Preto, por exemplo, os colaboradores que atuam nas áreas assistenciais, diretamente com pacientes, estão recebendo uma série de apoios importantes. Psicólogas visitam, duas vezes por semana, os setores para conversar e identificar, juntamente com os líderes, se algum colaborador precisa de assistência.

Se houver necessidade, o funcionário passa a receber atendimentos individuais com psicóloga ou em grupo. Eles também podem solicitar a ajuda espontaneamente. De abril até junho, 54 buscaram o atendimento. Paralelamente, todos os colaboradores dessas áreas também recebem acolhimento no local de trabalho com técnicas de relaxamento e respiração. Além disso, eles contam também com vídeos motivacionais, aulas online de meditação e Yoga e materiais, produzidos pela Medicina Preventiva, com dicas de psicólogas e nutricionistas para driblar o estresse no ambiente de trabalho, seja presencial ou remoto.

O cuidado com o emocional neste período de pandemia também foi reforçado na Rissi Contabilidade Médica, escritório de contabilidade especializado na área médica. Os colaboradores participaram, ao longo de 21 dias, de uma maratona de lives promovida pelo médico neurocirurgião Eduardo Silva, pautada pelas práticas do livro de Hal Elrod, “O Milagre da Manhã”. O método se baseia na ideia de que as primeiras horas do dia são fundamentais para o nosso bem-estar e propõe um conjunto de práticas diárias que mudam a vida e auxiliam no desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, emocional e espiritual, para que cada um possa se tornar quem precisa para criar a vida desejada e de sucesso.

Diante do engajamento da equipe e da participação espontânea na maratona de lives, o diretor do escritório, José Eduardo Rissi, decidiu fomentar essa busca por conhecimento e sorteou dez exemplares do livro entre os colaboradores. 

A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e amidos, implementou em suas oito unidades industriais, o Programa de Apoio e Prevenção ao Covid-19 (PAP Covid-19). O objetivo é ajudar na saúde mental dos funcionários e seus dependentes, já que a pandemia do novo coronavírus pode trazer grandes impactos emocionais. O PAP Covid-19 atende os colaboradores e familiares por meio da parceria com a Social Consultoria, disponível 24 horas, todos os dias da semana.

O contato é realizado por telefone, de forma gratuita, por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, mantendo total sigilo. O atendimento trata de assuntos como: orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus e as diretrizes de órgãos governamentais de saúde, acompanhamento de pessoas com coronavírus ou com sintomas, casos de dificuldade de adaptação ao isolamento social e apoio emocional diante de tristeza, estresse, pânico, medo e outros aspectos.

Caso o profissional identifique que se trata de um caso mais grave, com riscos ao paciente, é feita uma notificação para a Tereos, que aciona o plano de saúde para um diagnóstico mais completo do quadro e tratamento adequado com psicólogos e psiquiatras.

Por Da Redação em 27/06/2020 22:00
Taflex 28/05/2020