Saúde

Voluntários para vacina da Covid-19 vão se submeter a testes por um ano, explica Famerp

Por isso, a Faculdade de Medicina decidiu enviar um formulário mais amplo explicando detalhadamente o período para que quem se inscreva não desista no meio do caminho

A Faculdade de Medicina de Rio Preto, Famerp, está preocupada com a possibilidade dos inscritos para o teste da vacina contra a Covid-19 desistirem da pesquisa no meio do caminho. Por causa disso, ela está enviando a quem solicita os formulários de inscrição um documento mais completo do que o anterior. Ele deixa bem claro que cada um dos escolhidos terá que se submeter a um acompanhamento por cerca de um ano. É uma maneira não só de filtrar realmente quem pode, como para evitar que pessoas desistam do teste após receberem as doses.

Quem coordena o estudo da vacina em Rio Preto é Eliane Fávaro.

Até ontem à noite 403 pessoas haviam respondido aos formulários. Eles são solicitados pelos interessados por e-mail, respondem e devolvem pelo mesmo meio. Podem participar apenas profissionais de saúde que trabalham diretamente com pacientes de Covid-19 e não tenham se infectado. Grávida e quem estiver programando gravidez não podem se inscrever. Segundo o virologista chefe do laboratório da Famerp, Maurício Lacerda, as pesquisas devem começar na primeira quinzena de agosto.

Por Priscila Silva em 31/07/2020 12:37