Redes Sociais

Saúde

‘Em Rio Preto não faltará leito para Covid-19 devido ao nosso planejamento’, diz secretário

Os casos positivos de hoje mostram qual será a necessidade hospitalar em 15 dias e a secretaria cria a estrutura para evitar o colapso hospitalar

Publicado há

em

 

O secretário de Saúde, Aldenis Borim, disse que em Rio Preto nenhum paciente de Covid-19 ficará sem leitos hospitalares. Isso poque existe um planejamento diário diante da evolução do número de casos.

Ele explica que o número de hoje projeta qual será a necessidade de leitos de enfermaria e de UTI no sistema hospitalar quinze dias depois. Via-de-regra é a partir do 15º dia que os casos se agravam e precisam de internação.

Lembra que quando a Secretaria anuncia novos leitos atende a uma previsão a partir da leitura dos números conhecidos. Por isso, Rio Preto não tem e não teve até aqui nenhum colapso no sistema médico hospitalar. “Quem diz isso fala bobagem”.

Ele deu a explicação ao mostrar um gráfico que projeta, em cima dos dados conhecidos da doença, qual o número de pacientes com exames positivos hoje que, segundo as probabilidades, serão internados nas duas semanas seguintes.

“Em Rio Preto ninguém fica sem atendimento por causa do planejamento da Secretaria. Com os dados de hoje sabemos o que vai acontecer daqui a 15 dias. Com esse planejamento, quando os casos se agravam, temos a estrutura preparada”, explica.

Aldenis reafirma que a circulação do vírus diminui em Rio Preto e isso projeta uma estabilização de pacientes internados. “Não estamos tendo aumento da circulação viral e isso leva a crer que haverá uma estabilização de internados”. 

AS MAIS LIDAS