Saúde
Dez novos leitos do Austa não vão receber pacientes do SUS, mas contam para RP mudar de fase
A Secretaria de Saúde informa que apenas 14 dos 24 leitos anunciados ontem pelo prefeito Edinho Araújo vão receber pacientes SUS; segundo a Secretaria, os leitos entram na conta que pode fazer a cidade mudar para a fase amarela
Os pacientes do SUS vítimas da Covid-19 não poderão ser atendidos nos dez leitos de UTI do Hospital Austa. Eles são exclusivos para pacientes particulares. Ontem, o prefeito Edinho Araújo informou que a cidade incorporou 24 novos leitos de UTI para Covid-19. Seis na Santa Casa, oito no Hospital de Base e dez no Hospital Austa. Mas, agora se sabe, os leitos do Austa são apenas para pacientes particulares.
A secretaria informa que “os 10 leitos do Austa são particulares e, portanto, não serão utilizados pelos pacientes do sistema SUS. Havendo necessidade de aquisição de novos leitos SUS, o município poderá contratar o serviço com o hospital. No entanto, isso ainda não ocorreu”. Informou também: “sendo assim, o município não está realizando nenhum pagamento neste momento”.
A Secretaria também informa que mesmo não sendo dirigidos aos pacientes do SUS, os leitos particulares são contados para efeito de mudança de fase. “Todos os leitos SRAG/Covid da região (SUS ou particulares) são contabilizados pelo estado para indicar a taxa de ocupação, que é considerada para fins de classificação no Plano São Paulo”.
Portanto, para os pacientes do SUS, Rio Preto está disponibilizando 14 leitos. São oito no HB e seis na Santa Casa. Os outros 10, do Austa, são para pacientes que possam pagar ou que tenham planos de saúde.
A nova reclassificação será feita na sexta-feira, dia 4 de setembro.