Saúde
Famerp vacina mais de 150 voluntários no primeiro mês de testes da Coronavac
Doses estão sendo aplicadas no Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho, em profissionais da saúde
No primeiro mês de testes da vacina Coronavac, a Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp já aplicou a vacina em 157 voluntários. Desses, 44 já receberam também a segunda dose. A vacina é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech.
Os testes estão sendo feitos apenas em profissionais de saúde voluntários que estão trabalhando na linha de frente de combate a pandemia. Eles recebem duas doses, a segunda após 15 dias da primeira.
O objetivo da Famerp, que realiza o estudo em Rio Preto por meio de parceria com o Instituto Butantan, é vacinar 450 voluntários até o fim deste mês. Ao todo, 9 mil voluntários do estado de São Paulo vão participar desta terceira e última fase de testes.
Em Rio Preto, de todos os recrutados até agora, 95% puderam participar do estudo. Durante a seleção, a equipe multidisciplinar do Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho verifica se o voluntário se enquadra em todos os requisitos para receber as doses. O voluntário não pode, por exemplo, já ter contraído Covid-19 ou estar participando de outro estudo de vacina. Os trabalhos são coordenados pela bióloga Eliane Fávaro, sob a supervisão do virologista Maurício Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp.
De acordo com os pesquisadores, os voluntários serão acompanhados pelo período de dois anos. Até o momento, nenhum deles relatou sintomas característicos da Covid-19 ou apresentou efeitos colaterais. Já os exames laboratoriais para verificar a eficácia da vacina serão realizados pelo Instituto Butantan.