Saúde

Hemocentro está com baixo estoque de plaquetas; saiba como doar

Podem doar plaquetas os voluntários que se enquadram no mesmo pré-requisito de doação de sangue

O Hemocentro de Rio Preto está com baixo estoque de plaquetas abaixo do nível ideal. Este importante hemocomponente beneficia os pacientes submetidos a transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, vítimas de trauma, em tratamento de leucemias e outros cânceres.

O procedimento de coleta de plaquetas pode ser realizado pelo sangue obtido nas doações convencionais ou por meio de coleta por aférese. Este último procedimento utiliza uma máquina coletora, que separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais de hemocomponentes.

“O sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador. É um processo um pouco mais demorado, cerca de 90 minutos, porém faz uma grande diferença”, explica Mariana Coltro, enfermeira supervisora do Hemocentro.

Uma única doação por aférese contém de seis a dez vezes mais plaquetas do que em uma doação tradicional. Um único doador pode, inclusive, beneficiar dois pacientes quando for possível realizar a coleta dupla, sem aumentar muito o tempo de coleta. Também é importante destacar que o doador pode realizar até duas doações por mês.

Pacientes com câncer ou que perderam muito sangue em acidentes, por exemplo, sofrem uma redução drástica no nível de plaquetas sanguíneo. Nesse caso, a transfusão de plaquetas pode ser fundamental no processo de recuperação. O organismo demora 48 horas para repor a quantidade de plaquetas retiradas na doação.

Quem pode doar                    

Podem doar plaquetas os voluntários que se enquadram no mesmo pré-requisito de doação de sangue. Ter disponibilidade de horário e também é necessário passar por uma avaliação no Hemocentro com relação a acesso venoso e contagem mínima de componentes no sague.

Quem não pode doar temporariamente

Pessoas que estiverem gripadas ou com febre, diarreia, uso de anti-inflamatórios; que ingeriram bebida alcoólica no dia da doação e mulheres grávidas ou até três meses após o parto.

Agendamento

Av. Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama, ao lado do Lucy Montoro e Hospital da Criança e Maternidade.

Telefone: (17) 3201-5078.

 

Por Da Redação em 07/10/2020 16:25