Saúde
Em Rio Preto, 14 mil pessoas da população assintomática já foram testadas para Covid-19
População geral assintomática poderá fazer teste no Terminal Urbano e Praça Rui Barbosa. A estimativa é que 26 mil exames sejam feitos até o dia 30 de novembro
Mais de 14 mil pessoas da população assintomática já foram testados para Covid-19 em Rio Preto. As tentagens gratuitas começaram no dia 5 e, até o último sábado (14), foram testadas 14, 1 mil pessoas, sendo 1,5 mil somente no sábado. A estimativa da Secretaria de Saúde é que 26 mil exames sejam feitos até o dia 30 deste mês.
Os Interessados em participar do inquérito sorológico devem comparecer ao Terminal Rodoviário Urbano, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h ou à Praça Rui Barbosa, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Os testes são coordenados pela Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, devido à grande procura, os resultados estão demorando entre 7 e 10 dias para ficarem prontos. Há no momento 4,7 mil exames represados e o município já solicitou ao Instituto Butantã outros leitores para agilizar a divulgação dos resultados.
A coleta está sendo feita por ordem de chegada, com distribuição de senhas. Para fazer o teste, é necessário apresentar documento com foto e CPF. Os resultados, que indicam resultados de IGM (infecção recente) ou IGG (infecção passada), serão enviados na próxima semana, por e-mail ou mensagem de texto no celular. Os participantes devem respeitar as medidas de higiene e prevenção ao coronavírus, utilizando máscara e evitando aglomerações.
Inquérito Sorológico
Rio Preto é uma das cidades escolhidas pelo Instituto Butantã e Laboratório Hilab para realizar inquérito sorológico de identificação da Covid-19. O inquérito sorológico é uma estratégia que visa identificar a extensão da transmissão da doença em determinadas populações ou grupos populacionais, por meio da identificação de resposta imunológica. O inquérito é uma medida de saúde pública, porque quanto maior for o número de pessoas com anticorpos contra o vírus maior será a proteção das pessoas de sua convivência, considerando a menor chance de circulação.
Além da população geral, o município também está testando os seguintes grupos:
– Servidores públicos e profissionais atuantes na prefeitura;
– Crianças e professores das redes pública e privada ensino;
– Adultos de 15 a 29 anos, prioritariamente universitários de cursos da saúde;
– Idosos acamados;
– Pacientes atendidos nos Caps e Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis;
– Contatos de casos confirmados.
Quem faz parte de um desses grupos e está assintomático deve agendar (por telefone) a coleta no Laboratório Municipal ou em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, com exceção das unidades Solo Sagrado, Caic/Cristo Rei e Anchieta, que estão funcionando como unidades respiratórias. As unidades também estão realizando coleta sem agendamento, conforme ordem de chegada nos horários pré-determinados, controlando a oferta por meio de senhas.
Veja o horário de coleta nesses locais:
– Unidades Básicas de Saúde: de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h;
– Laboratório Municipal: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
- Cidades2 dias
Mulher é trancada dentro do banheiro da própria casa e roubada em Rio Preto
- Política2 dias
Gazeta de Rio Preto publica pesquisa de intenção de votos nesta terça-feira (17)
- Cidades2 dias
“Para ver se saía algum zumbi”, rapaz arromba escritório durante madrugada
- Cidades2 dias
Motorista capota ônibus e morre no local, durante atendimento médico