Redes Sociais

Saúde

Mais de 12 mil pessoas da região foram internadas com suspeita de Covid-19 em Rio Preto

Levantamento da Secretaria de Saúde mostra internações de abril de 2020 a fevereiro de 2021; número de internações de pacientes vindos de outras cidades é maior do que as internações de rio-pretenses

Publicado há

em

Mais de 12,2 mil pessoas de outras cidades foram internadas com suspeita de Covid-19 nos hospitais de Rio Preto desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde, divulgado na live desta sexta-feira (26), mostra o número de internações de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), considerados casos suspeitos da doença, desde abril de 2020 a fevereiro de 2021. Dessas 12.210 internações, 7.755 foram em enfermarias e 4.455 em UTI (36,5%). Todos esses pacientes são de cidades da região, segundo afirmou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Andréia Negri.

O número, de acordo com a pasta, é maior do que as internações de pacientes de Rio Preto. No mesmo período, 7.344 pessoas da cidade foram internadas com suspeita de Covid-19. Destas, 4.869 em enfermarias e 2.475 em UTI (33,70%).

“A nossa taxa de internação em UTI acaba sendo até menor do que vem da região, porque o paciente quando vem transferido de uma outra cidade até para os nossos hospitais, sendo eles públicos ou privados, acaba também vindo com uma gravidade maior”, afirmou.

Sem leitos

Hoje, o médico e diretor executivo do complexo Funfarme, que administra o Hospital de Base e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), afirmou que o HB não tem mais estrutura para receber pacientes com Covid-19. A declaração foi feita por meio de um vídeo, publicado nas redes sociais do hospital.

De acordo com Fares, hoje (26), o Hospital de Base conta com 93% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados. Ou seja, dos 113 leitos disponíveis, 124 estão em uso.

“Nós não temos mais estrutura e outros hospitais estão chegando em seu limite. Cresceu muito nos últimos 10 dias e vem crescendo ainda mais. Isso é também nos hospitais privados da cidade e também na Santa Casa. Toda nossa regional está com ocupação de 80% a mais de 90%”, afirmou.

Na quarta-feira (24), o médico e provedor da Santa Casa, Nadim Cury, também publicou um vídeo alertando sobre o aumento de ocupação de leitos na instituição. Esta semana, a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na unidade chegou a atingir 81%.

“Estamos preocupados. Achávamos que iria melhorar, mas sentimos que está piorando. Percebemos que o Estado de São Paulo está aumento e não tem por que Rio Preto não aumentar. Mas o problema, além da Covid, nós também temos a dengue, que também está aumento. Então, nós temos o ´não covid´ lotado e o ´covid´ quase que lotado. Não sei o que vai acontecer. Então, dizer o quê para vocês? Se cuidem!”, alertou

AS MAIS LIDAS