Saúde

Novo Horizonte implanta Centro de Reabilitação para pacientes que tiveram Covid-19

Objetivo do tratamento é identificar e cuidar de possíveis sequelas provocadas pela doença

A Secretaria de Saúde de Novo Horizonte (a 85 quilômetros de Rio Preto) implantou o Centro de Reabilitação pós Covid-19, um dos poucos existentes no Estado. As atividades começaram em abril.

Com a medida, todos os pacientes que goram internados ou diagnosticados com a doença são monitorados e cadastrados e, após o tratamento da fase aguda e o período de isolamento, podem receber tratamento de uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, enfermeira e psicóloga, além de outros serviços.

De acordo com o fisioterapeuta Vasconcelo Delboni Filho, o objetivo do tratamento é identificar e cuidar de possíveis sequelas provocadas pela Covid, que na maioria dos casos são hipertensão, taquicardia, trombose, fraqueza muscular, dispneia, sarcopenia, entre outros problemas psicológicos graves, que podem evoluir silenciosamente e comprometer seriamente a saúde do paciente.

“Depois que o paciente sai do período de tratamento e isolamento, é feita uma avaliação para identificar possíveis sequelas. Além disso, se for identificado algum sinal de outro problema, ele é encaminhado para especialistas. Também é realizada uma análise nutricional em virtude da perda de massa muscular, o que é comum em pacientes hospitalizados”, informou.

Por Da Redação em 03/05/2021 16:50