Redes Sociais

Saúde

Urgente: Hemocentro de Rio Preto está com estoque de sangue O+ zerado

A unidade é responsável pelo abastecimento de 39 instituições de Rio Preto e região

Publicado há

em

O Hemocentro de Rio Preto informa que está com o estoque do tipo sanguíneo O+ zerado. Além deste tipo, mais comumente encontrado na população, a instituição também precisa urgentemente dos demais tipos sanguíneos como o O- (doador universal) e também B+, O-, A- e B- que se encontram abaixo do ideal e em níveis críticos. 

Devido à pandemia e com casos crescentes de internações por Covid-19, o fluxo de doadores diminuiu em 50% e, consequentemente, houve uma baixa expressiva nos estoques. O Hemocentro, que é responsável pelo abastecimento de 39 instituições de Rio Preto e região, orienta que os doadores realizem previamente o agendamento por telefone. Atualmente, o Hemocentro necessita 100 doações de sangue, número este que reduziu para 50 doadores.

O abastecimento do banco de sangue é necessário para atender vítimas de acidentes graves, transfusões de pacientes diagnosticados com Covid-19, pessoas que necessitam de cirurgias e pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.

Os telefones para agendamento no Hemocentro de São José do Rio Preto são (17) 3201- 5055 e (17)3201-5151. A unidade fica aberta das 7h às 13h, inclusive aos domingos e feriados, na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama.

AS MAIS LIDAS