Saúde

Dia V: Rio Preto promove Dia de Mobilização neste sábado,16

Unidades de saúde estarão abertas para multivacinação e vacinação Covid

Neste sábado, 16, Rio Preto abrirá 22 unidades de saúde para realizar o dia de mobilização das Campanhas de Multivacinação e Vacinação Covid. O objetivo é convocar os públicos-alvo para atualizar a carteira vacinal de rotina e aplicar a segunda dose e dose adicional da vacina contra a covid.

 O dia V será das 8h às 13h nas seguintes unidades de saúde:

Anchieta, Jardim Americano, Parque Industrial, Vila Elvira, Vila Mayor, Maria Lúcia, Renascer, Nova Esperança, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Estoril, São Francisco, Vila Toninho, Eng. Schmitt, Cidade Jardim, Caic, Jaguaré, São Deocleciano, Rio Preto I, Talhado e Lealdade Amizade.

Crianças e adolescentes

No dia V, crianças e adolescentes de até 15 anos devem comparecer às unidades para checar se todos os imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em dia. Na visita, também será possível retirar a declaração de situação vacinal utilizada para as matrículas e rematrículas escolares.

O Programa Nacional de Imunizações disponibiliza 18 vacinas para crianças e adolescentes, que protegem contra mais de 20 doenças, entre elas tuberculose, meningites A, C, W e Y, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela, gripe, tétano, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, coqueluche, difteria, rotavírus, tétano e HPV.

A Campanha de Multivacinação continua até o dia 29 de outubro em todas as salas de vacina do município. O horário de funcionamento para vacinação de rotina é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.

Veja os endereços das salas de vacina: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

 

Adultos

Ainda no dia V, os adultos poderão receber a segunda dose das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, observando o intervalo entre doses, sendo:

- AstraZeneca: 12 semanas

- Coronavac: 28 dias

- Pfizer: 8 semanas

Todos que já atingiram os intervalos mínimos devem comparecer aos postos de vacinação, inclusive os faltosos. As salas de vacina também vão aplicar a dose adicional, que inclui os seguintes grupos:

- Idosos e trabalhadores da saúde com pelo menos 6 meses de recebimento da segunda dose.

- Adultos com alto grau de imunossupressão com pelo menos 28 dias de recebimento da dose única ou segunda dose.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e CPF e comprovante de vacinação.

Por Da Redação em 15/10/2021 16:09