Saúde

Oficinas e brinquedos dão início a semana das crianças na Oncologia Pediátrica do HCM

Durante toda a semana serão realizadas ações em comemoração ao dia das crianças

A semana começou animada para os pacientes da Oncologia Pediátrica do HCM (Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto). As crianças em tratamento contra o câncer participaram nesta segunda-feira, dia 11, de uma oficina de pintura em gesso e ganharam naninhas de personagens infantis. As atividades marcam o início da semana em comemoração ao dia das crianças.

Segundo a psicóloga responsável pela Oncologia Pediátrica, Daniela Barbosa Dias, é uma satisfação muito grande realizar esse tipo de ação, pois tudo é feito com muito amor e carinho. “Perceber que pequenas ações tem o poder de transformar o dia dessas crianças e dos acompanhantes também, pois essas famílias que estão aqui, ver os filhos se divertindo, dando risada, fazendo atividades diferentes, também é fator emocional protetivo pra elas”, disse Daniela.

E é realmente essa sensação que tem a Camila Assunção Brito, mãe da Maria Eduarda, que está em tratamento contra o câncer desde abril. “É como se tudo ficasse mais leve, mais alegre. Não tem preço ver eles assim, nessa alegria, nesse prazer de se enturmar, de fazer um trabalho diferente, pois quando a gente chega aqui no hospital, é uma tensão, então quando tem essas atividades, fica tudo tão bonito, as crianças se envolvendo, brincando, eles até esquecem do porque estão aqui”, comentou Camila emocionada.

O pai do pequeno Davi, de apenas 3 anos, Thiago de Moraes Dantas, também ressaltou a importância dessas atividades, pois o tratamento é tão desafiante e tão doloroso, e nessas ações é nítida ver a felicidade do filho. “É notadamente a diferença no humor dele. A gente percebe que muda, que ele fica mais feliz, mais alegre. Como pai, me dá um alívio ver tudo isso, porque não é fácil passar por tudo isso, e uma luta diária, então vale a pena ver ele assim”, disse Thiago.

Semana da Criança

Durante toda a semana serão realizadas ações em comemoração ao dia das crianças. Estão programadas sessões de ‘cine pipoca’, com exibição de filmes infantis; vão ter atividades como montagens de quebra-cabeças, para estimular o desenvolvimento cognitivo dos pacientes em tratamento, entre outras, tudo respeitando os protocolos de segurança, por conta da pandemia, evitando aglomerações. As atividades são restritas a pacientes em tratamento e a seus acompanhantes.

Doações

As peças em gesso para pintura e as naninhas de personagens infantis foram doados por voluntários ao HCM. Os kits com as peças em gesso foram doados na última sexta-feira, 8 de outubro, pelo casal Priscila e Bruno. Foram doados 50 kits, com peças em gesso, além de tinta guache e pincéis.

Já as naninhas com imagens de personagens infantis foram doadas pela Casiele Valin, no início do mês, em 01 de outubro. Ela mesma confeccionou as naninhas. Tinha naninha do Incrível Hulk, do Homem Aranha, da Turma da Mônica, do Mickey, da Minie, entre muitos outros.

Por Da Redação em 11/10/2021 14:14