Redes Sociais

Saúde

Rio Preto imuniza 300 idosos contra a gripe no primeiro dia de vacinação

Segundo a Secretaria de Saúde, a estimativa é de que 13.871 idosos acima de 80 anos sejam vacinados; veja os locais de vacinação contra influenza e covid

Publicado há

em

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira, 28, que 300 idosos acima de 80 anos foram vacinados contra a gripe no primeiro dia da Campanha de Vacinação. A pasta iniciou a imunização contra a Influenza no domingo, 27. 

Segundo a Saúde, a estimativa é de que 13.871 idosos dessa dessa faixa etária sejam vacinados. As doses contra a gripe estão sendo aplicadas no Complexo da Swift, das 8h às 18h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 12h.

As unidades de saúde participantes são: Anchieta, Eldorado, Estoril, Engenheiro Schmitt, Gonzaga de Campos, Jardim Gabriela, Jaguaré, Lealdade e Amizade, Luz da Esperança, Maria Lúcia, Parque Industrial, Rio Preto I, São Deocleciano, Santo Antônio, Solo Sagrado, Talhado e Vetorazzo. 

Este ano, a vacina contra a gripe é trivalente e protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 subtipo Darwin e Influenza B. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo da campanha. 

Quem tomou vacina contra covid-19 pode tomar a vacina de gripe, independentemente do intervalo.

Em relação à vacinação contra a covid, a adesão das pessoas foi um pouco abaixo do esperado no sábado, 26. Ao todo, 352 doses foram aplicadas neste dia, segundo a Saúde. Já no domingo, o número doses saltou para 1.826, com a inclusão das crianças de 5 a 11 anos que também foram imunizadas.

A gerente de imunização de Rio Preto, Michela Dias Barcelos, afirma que a adesão do público nas duas campanhas de vacinação (covid e gripe) foi abaixo do esperado. Ela reforça a importância de se vacinar. 

“A adesão ficou abaixo do esperado, pois estávamos com 18 pontos de vacinação abertos no domingo e tínhamos condições de vacinar muito mais. Tanto a vacinação infantil quanto a de idosos para gripe ficaram abaixo do esperado. A vacinação aos sábados e domingos é uma oportunidade para as pessoas que têm dificuldade de deslocamento durante a semana. Colocar a dose em dia é fundamental para garantir proteção completa contra as formas graves da doença”, disse Michela. 

Atualmente, a cobertura vacinal de crianças nesta faixa etária está em 75% com a 1ª dose, sendo que mais de 26 mil crianças já foram vacinadas. A cobertura com a 2ª dose está em 36%, com mais de 12 mil imunizados.

A Swift permanece imunizando contra a covid, das 8h às 18h. No local, podem se vacinar adolescentes acima de 12 anos, adultos e idosos.

Nas 28 UBS de Rio Preto, a vacinação também continua de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, para todos os públicos incluídos na campanha.

(Atualizada às 13h40)

AS MAIS LIDAS