Redes Sociais

Saúde

Unidade de Internação Básica do Fraternidade desativa leitos de covid-19

Desde a reabertura, foram atendidos 116 pacientes no local

Publicado há

em

A Unidade de Internação Básica (UIB) do Fraternidade encerra os atendimentos destinados a pacientes com covid-19 nesta quinta-feira, 31, em Rio Preto. Segundo a Secretaria de Saúde, o fechamento é por conta da queda no número de casos da doença e atendimentos no local.

“A cidade vem num momento de redução progressiva  do número de casos ao longo das últimas semanas. Com isso, também diminuiu o número de pacientes que necessitam de internação. Atualmente, a ocupação de leitos está em menos de 20%. Se houver necessidade, a Unidade pode ser reativada novamente”, explicou o assessor especial da Saúde, André Baitello.

O espaço foi reaberto, no dia 24 de janeiro, em meio ao aumento de casos provocados pela variante ômicron. No início, a unidade contava com dez leitos de enfermaria para tratamento de pacientes com síndromes respiratórias e covid moderadas. Em uma semana, aumentou a capacidade para 20 leitos.

Desde a reabertura, foram atendidos 116 pacientes com covid-19 na unidade de internação. De acordo com a Secretaria, até ontem, dia 30, dois pacientes continuavam internados no local. Porém, eles já foram encaminhados para outros serviços de atendimento ou já receberam alta médica.

“Em breve, a unidade deve ser ativada como Unidade Básica de Saúde, com as equipes de saúde da família. Porém, ainda não há uma data”, disse Baitello.

Os atendimentos para casos respiratórios e Covid continuam nas 28 UBS de Rio Preto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e nas UPAS e Pronto-Socorros, diariamente, 24 horas. Outra opção é o serviço de Telemedicina, que funciona diariamente das 7h às 17h, pelos telefones 0800-7722-123 e 0800-7705-870.

Além disso, a Secretaria reforçou que os os leitos para pacientes com covid continuam nos hospitais da cidade, como Hospital de Base e Santa Casa.

AS MAIS LIDAS