Saúde
Após 2 anos suspensa, Oficina de Hidroginástica retorna atividades em RP
Notícia animou o público que aguardava o retorno das aulas suspensas desde o início da pandemia

O grupo do Centro de Convivência da Família (CCF), da Secretaria de Assistência Social (Semas), se reuniu nesta quinta-feira, dia 7, para falar sobre a retomada da Oficina de Hidroginástica, prevista para acontecer a partir da próxima segunda-feira, dia 11. Aproximadamente 80 frequentadores do serviço compareceram no encontro para o anúncio oficial.
A oficina de hidroginástica tem a finalidade de estimular a socialização e a convivência entre as turmas, além da prática do exercício físico, visando aos jovens, adultos e idosos o desenvolvimento, fortalecimento e envelhecimento ativo e saudável.
A secretária da Assistência Helena Marangoni comentou sobre a retomada segura para o fortalecimento dos vínculos. “Muito satisfatório ver a expectativa e a alegria por essa retomada em cada olhar. A maior parte do público dessa oficina são pessoas idosas, um público vulnerável aos riscos da covid-19, por isso, aguardamos um cenário mais seguro para reiniciar as aulas”.
Atualmente o CCF atende 120 pessoas para a oficina de hidroginástica, com a faixa etária a partir de 12 anos de idade, sendo predominante o público idoso, mas com capacidade para ampliar o grupo conforme o surgimento da demanda. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, com seis turmas de 20 pessoas, sendo que cada turma participa das atividades duas vezes por semana.
A pandemia causou muito sofrimento a todos, mas especialmente aos idosos. Nelson Boracinni, 81 anos, presente ao encontro, relatou a perda da companheira que também participava da oficina. “Por muitos anos, eu e minha falecida esposa frequentamos as aulas juntos, mas eu a perdi para a covid há pouco mais de um ano. Agora é tentar retomar, continuar, e estou contente por poder voltar a frequentar a hidroginástica, ver os colegas, sair de casa e distrair um pouco a cabeça, fazer tudo isso e ainda cuidar da saúde”.
Lourdes Alves, 70 anos, faz parte do grupo há mais de 10 anos e disse estar feliz com a notícia. “Eu acho muito útil e gosto bastante de participar das atividades. Foi bem difícil ficar esses dois anos afastada das aulas por causa da pandemia, mas agora estou feliz com a notícia, estamos na expectativa da retomada”.
Além da hidroginástica, o CCF oferta oficinas de dança; corte e costura; artesanato e lian gong, bem como ações integradas com os Centros de Convivência da Juventude e do Idoso, e com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Os interessados em participar das oficinas podem contatar o Centro de Convivência da Família através do telefone (17) 3219-7159, ou pelo endereço: Av. Antônio Antunes Junior, 3565 – bairro Solo Sagrado.
- Saúde2 dias
Acervo denuncia política de morte na pandemia e pode embasar reparação
- Esportes2 dias
Ingressos para Novorizontino x Corinthians na CB estão à venda
- Cidades1 dia
Homem para ajudar acidentados em rodovia e tem carro furtado
- Cidades1 dia
Polícia Militar acaba com a ‘farra’ de falsos ambulantes em Rio Preto