Saúde
Opções de tratamento de varizes no consultório médico
Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

As varizes representam uma condição clínica frequente em nosso meio. Estima-se que aproximadamente 60% – 70% da população sofra com a presença de varizes nas pernas. Muito além de um problema estético, as varizes constituem uma importante causa de dores nas pernas, inchaço e sensação de peso. Além disso, a doença venosa crônica está associada a alterações de pele, pigmentação cutânea, eczemas e formação da úlcera venosa.
Atualmente, existem diversas opções de tratamento para as varizes. Desde a tradicional cirurgia de varizes até os tratamentos minimamente invasivos, as varizes podem ser tratadas em qualquer época do ano e em qualquer faixa etária. A evolução tecnológica permitiu que até mesmo os idosos possam realizar o tratamento das suas varizes.
Uma pergunta comum no consultório: “Doutor, é realmente necessário tratar minhas varizes?”. Sim, é necessário! As varizes resultam de um processo degenerativo e inflamatório da parede venosa, com dilatação e tortuosidade da veia acometida. O refluxo é consequência do desgaste venoso, aumentando a sobrecarga sobre o membro inferior, o que promove retenção líquida, prejuízo estético, dores nas pernas, sensação de peso e cansaço.
A avaliação do sistema venoso com o Doppler Vascular representa o ponto de partida para o tratamento das varizes nas pernas. Devido a complexidade e a extensão do sistema venoso, todo tratamento de varizes deve ser precedido por uma cuidadosa avaliação das veias profundas, das veias safenas e das veias superficiais. Além de permitir o estudo do sistema venoso, o Doppler Vascular é fundamental para direcionar qual o melhor tipo de tratamento a ser oferecido.
Dentre as opções disponíveis para o tratamento das varizes, os procedimentos realizados em consultório ganharam notoriedade porque permitem o tratamento sem internação hospitalar, sem anestesia e sem repouso. O laser transdérmico representa uma tecnologia que permite o tratamento de varizes no consultório. Entretanto, o laser transdérmico tem maior eficácia para vasinhos e microvarizes, não sendo eficaz para o tratamento da insuficiência da veia safena e nem para varizes grossas.
No caso de comprometimento da veia safena ou na presença de veias de grosso calibre, o tratamento de varizes com polidocanol (“técnica da espuma”) constitui uma opção para o tratamento no consultório médico, em substituição da cirurgia de varizes. Neste tipo de tratamento, a administração do polidocanol deve ser guiada por ultrassom vascular.
Se você tem varizes e deseja tratá-las, procure o cirurgião vascular e solicite uma avaliação. Para mais informações a respeito do tratamento de varizes no consultório médico, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.
Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).
- Cidades24 horas
Rio-pretense luta com bandido, se fere, evita roubo, mas fica no prejuízo
- Cidades2 dias
Justiça solta PM que invadiu casa e espancou mulher na região
- Cidades1 dia
Casa pega fogo em Rio Preto e incêndio pode ter sido criminoso
- Cidades2 dias
Rapaz precisa de atendimento e condutor não presta socorro após acidente