Redes Sociais

Saúde

Opções de tratamento de varizes no consultório médico

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Publicado há

em

As varizes representam uma condição clínica frequente em nosso meio. Estima-se que aproximadamente 60% – 70% da população sofra com a presença de varizes nas pernas. Muito além de um problema estético, as varizes constituem uma importante causa de dores nas pernas, inchaço e sensação de peso. Além disso, a doença venosa crônica está associada a alterações de pele, pigmentação cutânea, eczemas e formação da úlcera venosa.

Atualmente, existem diversas opções de tratamento para as varizes. Desde a tradicional cirurgia de varizes até os tratamentos minimamente invasivos, as varizes podem ser tratadas em qualquer época do ano e em qualquer faixa etária. A evolução tecnológica permitiu que até mesmo os idosos possam realizar o tratamento das suas varizes.

Uma pergunta comum no consultório: “Doutor, é realmente necessário tratar minhas varizes?”. Sim, é necessário! As varizes resultam de um processo degenerativo e inflamatório da parede venosa, com dilatação e tortuosidade da veia acometida. O refluxo é consequência do desgaste venoso, aumentando a sobrecarga sobre o membro inferior, o que promove retenção líquida, prejuízo estético, dores nas pernas, sensação de peso e cansaço.

A avaliação do sistema venoso com o Doppler Vascular representa o ponto de partida para o tratamento das varizes nas pernas. Devido a complexidade e a extensão do sistema venoso, todo tratamento de varizes deve ser precedido por uma cuidadosa avaliação das veias profundas, das veias safenas e das veias superficiais. Além de permitir o estudo do sistema venoso, o Doppler Vascular é fundamental para direcionar qual o melhor tipo de tratamento a ser oferecido.

Dentre as opções disponíveis para o tratamento das varizes, os procedimentos realizados em consultório ganharam notoriedade porque permitem o tratamento sem internação hospitalar, sem anestesia e sem repouso. O laser transdérmico representa uma tecnologia que permite o tratamento de varizes no consultório. Entretanto, o laser transdérmico tem maior eficácia para vasinhos e microvarizes, não sendo eficaz para o tratamento da insuficiência da veia safena e nem para varizes grossas.

No caso de comprometimento da veia safena ou na presença de veias de grosso calibre, o tratamento de varizes com polidocanol (“técnica da espuma”) constitui uma opção para o tratamento no consultório médico, em substituição da cirurgia de varizes. Neste tipo de tratamento, a administração do polidocanol deve ser guiada por ultrassom vascular.

Se você tem varizes e deseja tratá-las, procure o cirurgião vascular e solicite uma avaliação. Para mais informações a respeito do tratamento de varizes no consultório médico, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago). 

 

 

AS MAIS LIDAS