Redes Sociais

Saúde

Santa Casa de Rio Preto e Hospital Bezerra de Menezes paralisam em protesto por recursos

A paralisação de procedimentos eletivos é mobilizada pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Publicado há

em

A Santa Casa de Rio Preto e o Hospital Bezerra de Menezes vão participar de um protesto nesta terça-feira, 19, contra o baixo repasse de verbas do Ministério da Saúde. Durante o protesto, as instituições vão paralisar parcialmente o atendimento.

As verbas seriam destinadas para pagamento de atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa vai suspender as cirurgias eletivas realizadas pelo SUS durante 24 horas. Os procedimentos serão reprogramados para novas datas

“Estamos atravessando por momentos difíceis na área da Saúde. Os insumos hospitalares estão tendo aumentos de preços muito acima da inflação e as tabelas de remuneração do SUS não são reajustadas há mais de 15 anos”, afirma José Nadim Cury, provedor da Santa Casa Rio Preto.

No Hospital Bezerra de Menezes a paralisação deve ser das 9h às 11h desta terça-feira, exceto para atendimentos emergenciais.

Além dos hospitais de Rio Preto, outras instituições beneficentes em todo o Brasil fazem parte do movimento por recursos emergenciais. A paralisação de procedimentos eletivos é mobilizada pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

De acordo com a Confederação, o nível de endividamento e do subfinanciamento do SUS resultou no fechamento de 315 hospitais filantrópicos nos útlimos seis anos.

A pandemia da covid-19 agravou ainda mais a situação, fazendo com que a dívida do setor ultrapassasse mais de R$ 20 bilhões.

A direção da Santa Casa de Rio Preto e do Hospital Bezerra de Menezes informaram que o atendimento deve ser normalizado na quarta-feira, 20.

AS MAIS LIDAS