Redes Sociais

Saúde

Adesão de crianças à Campanha de Vacinação contra Sarampo está em 25,5%

Cidade intensifica vacinação contra a doença após confirmação de dois casos em Bady Bassitt

Publicado há

em

A Secretaria de Saúde de Rio Preto está intensificando a vacinação contra sarampo no município. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença segue até o dia 3 de junho para todas as crianças com idade de 6 meses a menores de cinco anos. Em Rio Preto, a cobertura vacinal está em 25,5%, bastante abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90%.

O último registro de sarampo em Rio Preto foi em 2019. Na última quarta-feira (18), a Coordenadoria de Saúde de Bady Bassitt a 17 quilômetros da cidade, confirmou dois casos em crianças do município. A Prefeitura de Bady Bassitt anunciou medidas de bloqueio.

 “O Sarampo é uma doença altamente transmissível e em crianças, principalmente, pode evoluir com gravidade”, explica a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri. Este ano, a cidade não confirmou casos da doença, mas em 2019 foram 75 casos positivos.  Na região, dois casos já foram confirmados este ano.

 “Desta forma, é importante a intensificação da vacinação contra Sarampo, Caxumba e Rubéola pela vacina tríplice viral. Os pais de crianças que ainda não receberam a dose devem procurar a unidade de saúde para colocar a carteira vacinação dos filhos em dia e proteger contra a doença”, afirma a gerente de imunização, Michela Barcelos.

 Pelo calendário de vacinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas de até 29 anos de idade devem receber ao menos duas doses da vacina. Os de 30 anos ou mais, uma dose. Enquanto idosos não precisam se vacinar. Já trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem ter as duas doses.

 A vacina tríplice viral protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola e está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Campanha vacinação contra Gripe

 A Campanha de vacinação contra Gripe segue para os públicos prioritários da campanha. Veja a cobertura vacinal de cada um:

– Trabalhadores da Saúde: 67,2%

– Idosos: 53,3%

– Gestantes: 40,8%

– Crianças (seis meses a menores de cinco anos): 27,6%

– Puérperas: 18,2%

– Professores: 16,9%

– Pessoas com comorbidades: 10,1%

– Pessoas com deficiências: 0,6%

Entre motoristas, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional e forças de segurança, 209 foram vacinados, totalizando 72.287 doses contra Influenza aplicadas em Rio Preto, com cobertura vacinal de 41,5%.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até 3 de junho. As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto, das 7h30 às 16h30.

AS MAIS LIDAS