Redes Sociais

Saúde

Campanha de Vacinação contra Sarampo segue com baixa adesão em Rio Preto

Faltando uma semana para o fim da campanha, apenas 33% das crianças foram vacinadas

Publicado há

em

A campanha de vacinação contra sarampo termina na sexta-feira, 3 de junho, com adesão de menos de 50% das crianças de Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até agora, 7.856 foram vacinadas, equivalente à cobertura vacinal de 33,21%.

Para a vacinação contra a gripe, a adesão entre as crianças também segue baixa: apenas 8.513 das 23.654 foram imunizadas, com cobertura vacinal de 36%.

A gerente de imunização da Secretaria de Saúde Michela Barcelos afirma que a queda na adesão às campanhas em relação a anos anteriores é preocupante: “O sarampo é uma doença que já tinha sido considerada eliminada do Brasil pela Organização Mundial da Saúde e agora vemos os casos voltarem pela não adesão da população à vacinação. Já a gripe é uma doença que pode provocar gravidade e óbitos em grupos de risco, como o das crianças”.

As campanhas de vacinação contra sarampo e gripe incluem as crianças de 6 meses a menores de cinco anos. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Para vacinação contra a gripe, outros grupos prioritários estão incluídos na campanha. No geral, a cobertura de imunização contra a gripe está em 45,4%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A campanha da gripe segue até 3 de junho.

Veja a cobertura vacinal de cada grupo contra a gripe:

– Trabalhadores da Saúde: 68,8%

– Idosos: 55,7%

– Gestantes: 45,2%

– Crianças: 36%

– Professores: 27,6%

– Puérperas: 20,9%

– Pessoas com comorbidades: 15,9%

– Pessoas com deficiências: 0,8%

No geral, a cobertura de imunização da campanha de vacinação contra a gripe está em 45,4%. No Brasil, 42,2%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

A campanha da gripe segue até 3 de junho.

AS 10 MAIS LIDAS