Redes Sociais

Saúde

Clínica de Rio Preto registra aumento de 190% nos exames de Covid-19

Número de casos positivos registrados nos exames também cresceu, segundo o levantamento

Publicado há

em

Uma clínica especializada em diagnósticos de Rio Preto registrou aumento de 190% na realização de exames de Covid-19 (PCR e teste antígeno) realizados durante todo o mês maio, em relação ao mês de abril, e 32% em relação ao mês de março deste ano.

Também durante esse período, na comparação mês a mês, o número de casos positivos registrados nos exames realizados no centro de diagnóstico cresceu 1.083% em maio em relação a abril, e 343%, na comparação com o mês de março.

Desde fevereiro, quando o número de casos de Covid-19 ainda estava em alta em todo o município, maio é o mês com mais procura por exames e também com registros de casos positivos.

A unidade, localizada no bairro Boa Vista, oferece os exames PCR e teste de antígeno (teste rápido), sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico. O resultado do teste antígeno fica pronto em 30 minutos, já o PCR, o resultado é divulgado em 48h.

Por que devo fazer os exames?

Como os sintomas de gripe (influenza) e Covid-19 são muito parecidos (coriza, tosse, febre e dor de garganta), o exame garante o diagnóstico e o tratamento correto. De acordo com Maria Gabriela De Lucca, médica especialista em patologia clínica do Ultra-X Medicina Diagnóstica, tanto o PCR quanto o teste de antígeno podem ser coletados nos primeiros dias de sintoma. Porém, o teste de antígeno (teste rápido), que também coleta secreções através do cotonete, é mais sensível do terceiro ao quinto dia de sintomas.

“É necessário fazer o diagnóstico diferencial entre as duas doenças para garantir o tratamento mais adequado”, afirma Maria Gabriela.

AS 10 MAIS LIDAS