Redes Sociais

Saúde

Carreta-móvel ‘Mulheres do Peito’ já está na Praça Dom José Marcondes

Programa irá realizar mamografias gratuitamente das 8h às 17h

Publicado há

em

Mulheres a partir de 35 anos de idade podem realizar gratuitamente exames de mamografia em Rio Preto a partir do Programa Mulheres do Peito, iniciativa do governo estadual para prevenir precocemente o câncer de mama.

Os atendimentos serão feitos por senhas, distribuídas ao longo do dia através de demanda espontânea, de segunda a sábado, na Praça Dom José Marcondes, Calçadão de Rio Preto. Iniciativa do governo estadual, a medida visa prevenir precocemente o câncer de mama. “As senhas serão entregues de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. A expectativa é de que 50 exames sejam realizados durante a semana e 25 aos sábados”, explicou a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde Gisele Gasques Molina.

O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde Aldenis Borim acompanharam as primeiras pacientes que procuraram atendimento.  Edinho destacou a colaboração com o governo do Estado para normalizar os exames que estavam represados por conta da pandemia. “O Estado vem atendendo nossas reivindicações, fazendo acordos para favorecer a população e pacientes do município que procuram as unidades de saúde para fazer exames de mamografia. A parceria vem para desafogar a demanda da rede”, concluiu o prefeito.

“Esse acolhimento que é feito pelas agentes de Saúde, chamando a atenção das usuárias para o exame, é uma forma de conscientizar as mulheres. Muitas acabam não voltando ao médico anualmente, e descobrem problemas em estágio avançado. É um trabalho individualizado e humanizado”, destacou o secretário Aldenis.

Os atendimentos serão realizados no mesmo dia em que a paciente retirar a senha – das 8h às 17h de segunda à sexta-feira e, aos sábados entre 8h e 12h. O objetivo é zerar a fila de exames entre as rio-pretense com mais de 35 anos.

As pacientes que tiverem até 49 anos devem comparecer com pedido do médico do SUS, cartão SUS e RG; as que estão entre 50 e 69 anos precisam apresentar apenas o RG e o cartão SUS; as acima de 70 anos devem levar pedido médico do SUS, cartão SUS e RG.

A carreta fica em Rio Preto de 12 a 23 de julho.

AS 10 MAIS LIDAS