Redes Sociais

Saúde

Mutirão de cirurgias já realizou 1,7 mil procedimentos na região de Rio Preto

Secretário estadual de Saúde Jean Gorinchteyn falou sobre a demanda e a expectativa para os próximos meses

Publicado há

em

O Prefeito Edinho Araújo, ao lado do secretário de Saúde Adenis Borim, acompanhou a visita do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, na manhã desta terça-feira, 26, para anúncio do mutirão da saúde. O encontro com gestores de saúde da região para discutir o mutirão de cirurgias aconteceu no Departamento Regional de Saúde (DRS-15).

“Já foram realizadas 1,7 mil cirurgias desde o anúncio do mutirão, feito em junho deste ano. Teremos, no total, 54 tipos diferentes de procedimentos, de sete especialidades. São 103 hospitais públicos e mais as Santas Casas realizando os procedimentos. Dobramos a tabela do SUS para atrair também os hospitais privados para nos ajudar a atender a demanda represada, hoje com mais de 500 mil pessoas na fila”, destacou o secretário Jean Gorinchteyn.

Jean destacou que a fila hoje terá uma redução, mas que dificilmente ela será zerada, já que novos pacientes são inseridos pela Central de Regulação do Sistema de Saúde (Cross). “Uma região deverá atender a outra para que o resultado final seja a suspensão da fila”, destacou.

O Prefeito Edinho Araújo destacou a ação conjunta para realizar o mutirão, que possui adesão de todos os municípios e instituições de saúde. “Temos colocado a nossa demanda dentro dessa situação de cirurgias represadas. Esse é um desafio, já que precisamos urgentemente minimizar o problema o mais rápido possível.

A reunião foi realizada para que o Estado pudesse acompanhar as demandas locais, entendendo as dificuldades das prefeituras, falhas e gargalos apresentados durante o mutirão.

A expectativa é que as maiores demandas sejam absorvidas pelo AME e Hospital de Base. Os pacientes que estão na fila serão informados pelo Estado sobre dia e local em que o procedimento será realizado.

AS 10 MAIS LIDAS