Saúde
Primeiro Mutirão de Castração de 2024 acontece no Pet Park
Meta é atender 800 animais em quatro dias de ação
A Secretaria do Bem-estar Animal de São José do Rio Preto realiza de 22 a 25 de janeiro o 1º Mutirão de Castração de 2024, no Pet Park. O objetivo é castrar 800 caninos machos e fêmeas nos quatro dias de ação. Para este ano, a pasta tem capacidade para esterilizar quase 12 mil animais.
“Para 2024, já temos compradas 11.850 castrações. Isso é um marco e consolida São José do Rio Preto como referência para a área de bem-estar animal”, afirma a titular da pasta, Cláudia De Giuli. Em 2023, foram realizados seis mutirões, totalizando 8.813 castrações.
Assim como nas ações do ano passado, os animais a serem esterilizados no 1º Mutirão já estão com dia e horário agendados. Nos dias 22 a 24, o atendimento será exclusivo para fêmeas, com horários às 8h, às 10h e às 13h. No último dia, 25/12, será a vez dos machos, às 8h. Pede-se que os tutores compareçam ao Pet Park com 20 minutos de antecedência. A fila é organizada por ordem de chegada.
“Dessa vez, não vamos fazer encaixe, porque não precisa. Agora, além dos mutirões, temos o Centro de Castração, que atende de segunda a sexta-feira. Temos atendimento o ano todo. Só não castra quem não quer!”, diz Cláudia, e complementa: “Vou pedir mais uma vez aos tutores cujos pets estejam agendados: honre o compromisso e não faltem do mutirão, porque você tira o lugar de outro animal”.
Nos primeiros dias de 2024, foi inaugurado o Centro de Castração, em área anexa ao Hospital Veterinário da Unirp, com capacidade para realizar 7 mil procedimentos por ano.
Importância
A castração de cães e gatos tem um importante papel na saúde animal, com reflexos na saúde humana. O procedimento tende a diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade e, consequentemente, a propagação de doenças como leishmaniose e a esporotricose. Ambas podem ser contraídas por humanos.
“Menos animais nas ruas é menos zoonoses. Menos zoonoses é mais bem-estar animal e humano”, reforça Cláudia.
Recomendações
Para ser castrado, é importante que o animal esteja em jejum de alimentos sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem a cirurgia. Todos os pets passam por uma triagem veterinária antes da cirurgia. Assim, animais fracos, obesos ou com doença de pele não serão submetidos ao procedimento.
Todos os cachorros precisam estar com coleira e os de médio e grande porte, bravios ou que não estejam acostumados com outros animais também precisam de focinheira. Pede-se que o tutor leve saquinho para recolher as fezes do seu pet e se organize em relação ao tempo, já que o processo entre chegada e liberação dura em torno de duas horas.
Após a castração, o tutor recebe a medicação pós-cirúrgica para ser ministrada ao pet.
FORMULÁRIO PARA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS
Serviço
1º Mutirão de Castração 2024
Data: 22 a 25 de janeiro de 2024
Local: Pet Park Matheus Pinoti Massucatto
Endereço: Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2250. Entrada pelo portão dos fundos, com estacionamento livre
Mais informações ou dúvidas: (17) 3513-5050