Saúde
Agentes farão dedetização contra Aedes em imóveis abandonados
Equipe da Vigilância Ambiental aplicará inseticida com efeito residual
A Secretaria de Saúde continua nesta quarta-feira, 7/2, a aplicação do inseticida residual através da BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar) em imóveis abandonados. O produto também foi utilizado em 24 escolas municipais no mês de janeiro, como estratégia para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
A BRI é uma técnica de aplicação que utiliza inseticida com efeito residual, dispensado pelo Ministério da Saúde. O produto aplicado já vinha sendo utilizado em pontos estratégicos cadastrados, aqueles que possuem grande quantidade de criadouros. O produto é aplicado nas superfícies e paredes, visando à eliminação de mosquitos que pousam ou descansam nesses locais.
Nesta quarta-feira, a BRI será feita em quatro imóveis abandonados, localizados nos bairros Cristo Rei, João Paulo II e Boa Vista. A abertura das propriedades abandonadas para combate a vetores epidemiológicos é permitida, de acordo com a Lei nº 13.428, de 26 de fevereiro de 2020.
Além da BRI, as demais estratégias de combate ao mosquito Aedes continuam. “Os agentes de saúde continuam nas ruas com orientações casa a casa, vistoriando, retirando ou tratando com larvicida os criadouros, além da nebulização espacial que ocorre em áreas prioritárias com transmissão instalada, bem como ações específicas em imóveis de risco. As ações de educação e mobilização permanecem ininterruptamente a fim de sensibilizar a população a fazer sua parte, que é a mais importante de todas as ações”, afirmou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.
A Vigilância Ambiental recomenda ainda que a população vistorie a residência semanalmente, observando se há focos de criadouros do mosquito, como recipientes com água parada. Em caso positivo, o munícipe deve realizar a limpeza de tais materiais ou o descarte.
- Política1 dia
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda com pesquisas de Valdomiro
- Cidades2 dias
Operação da PM recupera 14 presos de ‘saidinha’ na região de Rio Preto
- Cidades1 dia
Homem invade casa de madrugada, quebra muro e joga tijolos em vítimas
- Política1 dia
Candidato é condenado a retirar propaganda das redes sociais