Redes Sociais

Saúde

Banco de Leite Humano de Rio Preto está com estoque baixo

Doação de leite materno teve queda de 32% em fevereiro de 2024 comparado com fevereiro de 2023

Publicado há

em

Foto: Marcos Morelli/SMCS

O Banco de Leite Humano de Rio Preto está com baixo estoque de leite materno. De acordo com a gerente do serviço, Priscila Theodoro, houve uma queda de 32% nas doações em fevereiro deste ano, comparado com fevereiro de 2023. “Essa redução nos preocupa, porque a quantidade arrecada não tem sido satisfatória para atender a necessidade dos bebês que recebem o leite”, afirmou.

O leite arrecadado pelo serviço é pasteurizado e encaminhado às maternidades de Rio Preto para nutrição dos bebês prematuros internados nas UTIs neonatais. Para atender todos os hospitais da cidade, o ideal seria arrecadar 160 litros de leite por mês. No entanto, em fevereiro, foram arrecadados 99 litros.

Em média, 140 bebês recebem mensalmente o leite pasteurizado pelo Banco de Leite. “Como esses bebês são prematuros, existe uma dificuldade maior para o aleitamento ou até mesmo um impedimento. Por isso, o serviço é tão importante. Pedimos que as mulheres que tenham condições ajudem com a doação do leite materno”, disse.

Para ser doadora, a mulher deve estar saudável, amamentando ou ordenhando leite para seu bebê e ter leite excedente para doar. Atendendo essas condições, é necessário preencher um cadastro e apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano. Para saber mais, o telefone do serviço é: 3214 3422.

Como doar?

A doadora pode entregar o leite no Banco de Leite ou coletar e armazenar o leite excedente em casa. Em ambos os casos, são fornecidos frascos para armazenamento. Caso a doadora opte pela coleta caseira, os frascos devem ser armazenados no freezer para recolhimento pelo veículo do Banco de Leite Humano.

Serviço
Banco de Leite Humano

Endereço: Av. dos Estudantes, 1886, Jardim Aeroporto.

Telefone: 3214 3422 / 3222 2453.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

AS MAIS LIDAS