Redes Sociais

Saúde

Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para investir na Funfarme

Montante será destinado à ampliação da CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança e no Serviço de Oncologia do HCM

Publicado há

em

Foto: Divulgação

O complexo Funfarme irá receber este ano R$ 60 milhões para investir na ampliação da CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança e no Serviço de Oncologia do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto.

A verba consta do orçamento da União de 2024, anunciou o deputado federal Luiz Carlos Motta, relator-geral do orçamento, na tarde desta terça-feira (19), quando acompanhou o deputado federal Eduardo Bolsonaro em visita ao Hospital de Base de Rio Preto.

Ao agradecer os parlamentares, o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destacou que, com esses investimentos, o complexo Funfarme / HCM passa a ser o maior centro de cardiologia pediátrica do Brasil e um dos maiores em oncologia infantil.

“Estas verbas são fundamentais para que possamos ampliar e melhorar nossos serviços para beneficiar cada vez mais pessoas, não só de nossa região, como outras partes do Brasil”, declarou Dr. Jorge Fares.

Luiz Carlos Motta, Eduardo Bolsonaro estavam acompanhados dos deputados federais Paulo Bilynskyj, Paulo Mansur e Gil Diniz, todos recebidos pelas diretorias e lideranças da Fundação, do HB e HCM.

Os diretores também agradeceram a Eduardo Bolsonaro por ter atuado junto ao governo federal para a destinação de 11 milhões de reais, investidos na compra do acelerador linear Varian Truebeam 2.7 STX, o mais moderno do mundo e que conta com avançados recursos de radioterapia e radiocirurgia guiados por imagem.

O acelerador linear TrueBeam permite a redução para um oitavo do tempo de tratamento de doenças oncológicas feito por outros aparelhos. Tratamentos que somavam antes 35 sessões agora serão realizados em apenas 5 sessões, ressalta a equipe médica do Hospital de Base de Rio Preto. Há casos em que será necessária uma sessão.

Os benefícios aos pacientes oncológicos dos 102 municípios da região Noroeste serão enormes, sobretudo, em segurança e impacto do tratamento sobre a saúde de cada um, ressalta o médico radio oncologista José Renato Affonso Junior, coordenador do Departamento de Radioterapia do Hospital de Base de Rio Preto.

“O TrueBeam é extremamente preciso, permitindo que o raio incida exatamente sobre a área a ser tratada, reduzindo de forma importante, protegendo os órgãos sadios, reduzindo os efeitos colaterais e toxicidades e o tempo de tratamento”, explica Dr. José Renato.

AS MAIS LIDAS