Saúde
Saúde retoma mutirão noturno com consultas e procedimentos
Em março, todas as UBSs terão um dia de atendimento com horário estendido
A Secretaria de Saúde retoma no mês de março o mutirão noturno. Desta forma, as 29 unidades básicas de saúde (UBSs) de Rio Preto terão atendimento em horário estendido em um dia do mês. Em março, o foco é coletar o exame papanicolau, indicado para mulheres de 25 a 64 anos, sobretudo as que não tenham realizado o exame nos últimos três anos.
No mutirão, algumas unidades também vão oferecer outros serviços, como consultas médicas, testes do Programa Fique Sabendo (HIV, Sífilis e Hepatites virais) e vacina. Já os agentes de saúde vão trabalhar com orientação, abordando a conscientização sobre violência doméstica e a importância do papanicolau.
Para realizar o agendamento, o munícipe deve procurar a recepção da unidade mais próxima de sua residência, portando documento de identificação, CPF, PFJ e comprovante de residência.
Papanicolau
O exame de Papanicolau é a principal estratégia para identificar se a paciente tem ou não alterações celulares características do câncer de colo de útero. Se identificado precocemente, reduz as chances de mortalidade pela doença. A coleta também pode detectar outros tipos de doenças, como HPV, clamídia, sífilis, candidíase, entre outras. O exame é rápido e indolor.
Recomendações
Esse exame é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Para garantir mais eficácia, a paciente não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores à data do exame, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais (anel vaginal, DIU etc.) 48 horas anteriores à coleta. A paciente também não deve estar menstruada. As gestantes podem realizar o exame sem prejuízos ao bebê.
- Cidades2 dias
Rio-pretenses são atingidos por tiros disparados por motociclistas
- Política1 dia
Coronel Fábio sai na frente na abertura das urnas em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem ameaça ex de morte e leva golpe com pedaço de madeira
- Política1 dia
Prefeito Edinho se manifesta sobre resultado das eleições em Rio Preto