Saúde
Com estoque de sangue em nível crítico, Hemocentro precisa de doadores
Para fazer a doação é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto

O estoque de sangue do Hemocentro de Rio Preto está crítico. Os tipos positivos, A+, B+, AB+ e O+, tiveram queda acentuada e são os que mais precisam de doadores no momento. O motivo da queda do estoque é a grande demanda de hospitais de Rio Preto e região nos últimos dias e resultado de descarte de bolsas de sangue, que possuem validade média de 45 dias.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, os tipos sanguíneos mais comuns são o O+ e o A+. Juntos eles abrangem cerca 87% de nossa população. O grupo B+ contribui com cerca de 10% e o AB+ com apenas 3%. Em Rio Preto, segundo o banco de dados do Hemocentro, são 108.696 doadores cadastrados, sendo 41% do tipo O+, 33% é do tipo A+, 10% é do tipo B+ e 3% é do tipo AB+.
“Isso significa que, por serem sangues mais comuns, principalmente o O+ e o A+, temos mais doadores disponíveis para nos ajudar, porém, ao mesmo tempo, tem grande uso destes tipos em hospitais, seja em urgências e emergências, mas também nas demandas eletivas”, explica o coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro de Rio Preto, Guilherme Vila Real.
Para fazer a doação é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O Hemocentro de Rio Preto está localizado na Av. Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama.

Cidades1 diaConfusão em culto termina com agressão e roubo em igreja de Rio Preto
Cidades1 diaAssassino da médica Thallita Fernandes tem pena máxima reduzida
Cidades21 horasLaudo aponta que vítima morta em briga de bar não foi atingida pelas costas
Cidades2 diasGCM recupera carro furtado perto da Represa de Rio Preto



