Redes Sociais

Saúde

Saúde recebe doses da vacina Covid-19 XBB, da fabricante Moderna

Grupos prioritários podem procurar as salas de vacina a partir desta quinta-feira

Publicado há

em

Letícia Greco/Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Saúde recebeu nesta quarta-feira (22) 5.845 doses da vacina Covid-19 XBB, da fabricante Moderna, mais atualizada que as doses mono e bivalentes anteriormente utilizadas. A XBB será administrada em todo o país, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto a partir desta quinta-feira. O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário é até às 19h.

Neste sábado, 25/5, a vacina também estará disponível nas unidades que participam da campanha Sabadou, Vacinou.

 

Veja quem pode se vacinar:

  • Crianças de seis meses e menores de cinco anos

Para as crianças, o esquema vacinal com a vacina XBB será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

As crianças que já tinham iniciado o esquema vacinal com as doses anteriores, mas não haviam finalizado, vão concluir a vacinação com a dose XBB.

As crianças que já tinham finalizado o esquema vacinal com as três doses anteriores vão receber uma adicional da dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de três meses da última dose.

  • Maiores de cinco anos

Para maiores de cinco anos, a vacina é indicada para grupos prioritários, com doses semestrais ou anuais.

As pessoas dos grupos prioritários já vacinadas poderão receber a vacina XBB com intervalo de três meses da última dose recebida.

Os grupos prioritários são:

Idosos, gestantes e puérperas e pessoas com imunossupressão: reforço semestral.

Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas que vivem e trabalham em ILPIs, pessoas em situação de rua: reforço anual.

  • Pessoas de 5 a 59 anos que não estão nos grupos prioritários

Pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid e não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber uma dose da vacina XBB.

AS MAIS LIDAS