Redes Sociais

Saúde

Em Rio Preto, Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada até 30 de junho

Vacina é indicada para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida

Publicado há

em

Foto: Divulgação/SMCS

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em todo o estado de São Paulo até o dia 30 de junho. Em Rio Preto, as doses estão disponíveis nas 29 unidades básicas de saúde para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida.

A campanha começou no dia 25 de março com a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo: idosos, crianças, gestantes e puérperas. Até o momento, nenhum grupo atingiu o indicador.

A cobertura vacinal entre idosos está em 41,22%, enquanto entre crianças e gestantes está em 36,4%. Já entre as puérperas, a adesão está em 20,42%. No geral, a cobertura vacinal da campanha em Rio Preto é de 39,9%. No estado de São Paulo, o índice está em 32,9%.

“Embora a vacina esteja liberada para toda a população, a Secretaria de Saúde se preocupa com o fato de as pessoas mais vulneráveis estarem com a cobertura muito baixa. Os casos graves de Influenza se concentram nos dois extremos de idade, ou seja, crianças pequenas e idosos. Ainda estamos no período de sazonalidade da doença, com muitos casos e internações. Então é muito importante a prevenção com a vacinação para evitar esses casos e a sobrecarga nos serviços de saúde”, afirmou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.

Em Rio Preto, as unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até às 19h. Para receber a vacina, é necessário apresentar os documentos pessoais.

O município tem 40 mil doses da vacina em estoque.

Influenza

A vacina contra a Gripe protege contra as formas graves da Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Este ano, Rio Preto soma 96 casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) por Influenza, com 8 óbitos. No mês de maio, 74 casos de SRAG ainda estão sendo investigados.

AS MAIS LIDAS