Saúde
Adeus, vasinhos e microvarizes!
Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Não há dúvidas que a doença venosa é mais prevalente no público feminino e causa muito mais que dores nas pernas e inchaço. A presença de vasinhos e microvarizes provoca um incômodo estético significativo, prejudicando o bem-estar e diminuindo a autoestima de muitas mulheres, independente da faixa etária.
Reclamações relacionadas à vergonha em mostrar as pernas ao usar um short, uma saia, um vestido curto ou ao colocar um biquini na praia é comum durante a avaliação vascular. Além disso, em um país de clima tropical, com verão bem definido, é natural que a beleza feminina seja valorizada, sobretudo a beleza das pernas.
Atualmente, o foco da medicina vascular recai sobre os tratamentos estéticos voltados para o cuidado com as microvarizes e com os vasinhos. Inúmeras tecnologias foram desenvolvidas com a finalidade de oferecer tratamentos duradouros e pouco invasivos.
Quando abordamos o tema “estética vascular”, entretanto, é sempre importante frisar que o tratamento estético vascular envolve uma complexidade em inúmeras esferas, muitas vezes exigindo a adoção de terapias combinadas, avaliações ecográficas e o cuidado com segmentos venosos diversos. Além disso, ainda hoje, muitas pessoas não conhecem a diferença entre microvarizes e vasinhos.
Os vasinhos representam vasos de pequeno calibre, com diâmetro aproximado de 1 mm, não causam dor, entretanto causam prejuízo estético. Por outro lado, as microvarizes constituem vasos que sofreram um processo degenerativo, com alterações importantes em sua constituição arquitetural, tornaram-se tortuosas e podem causar sintomas como dores nas pernas, cansaço e inchaço. Na maior parte dos casos, os vasinhos existem graças à presença de microvarizes, que mantém a sua perfusão.
O laser transdérmico representa uma opção terapêutica moderna que oferece a possibilidade de tratamento tanto das microvarizes quanto dos vasinhos. Atualmente, a técnica CLACS, que envolve o uso de resfriador de pele, realidade aumentada, escleroterapia e laser transdérmico, constitui a principal opção para o tratamento estético vascular das microvarizes e dos vasinhos, com resultados satisfatórios e duradouros.
O tratamento estético vascular apresenta inúmeras vantagens, dentre elas, não exige repouso, pode ser realizado no consultório médico e muitas vezes dispensa o uso de soluções anestésicas. O tratamento pode ser efetuado em qualquer horário e em qualquer época do ano, sem nenhum tipo de restrição. O mais importante de tudo – melhora a autoestima e a qualidade de vida de quem sofre com os vasinhos e as microvarizes. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.
Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).
- Cidades1 dia
Agressão em boate de Rio Preto deixa jovem com 10 pontos na cabeça
- Cidades1 dia
Acidente entre dois carros deixa sete feridos na avenida Bady Bassitt
- Cidades1 dia
Polícia Rodoviária Federal apreende 161 kg de maconha em Guapiaçu
- Saúde1 dia
Tentativas de suicídio entre idosos disparam em Rio Preto