Saúde
Você já preparou a sua circulação para o final do ano?
Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel
Com a proximidade das festas de final de ano, é de suma importância preparar a circulação para este período, intenso para alguns e tranquilo para outros. Enquanto algumas pessoas programam viagens internacionais de avião; outras preferem aproveitar o Réveillon na praia com os amigos e os familiares; e outras decidem utilizar este período para visitar parentes distantes e, desta forma, viajam de ônibus por longas distâncias.
Além disso, sempre convivemos com aquelas pessoas que mantêm suas atividades de trabalho mesmo nesta época do ano. Em todas estas situações, priorizar o cuidado com a circulação pode evitar sintomas incômodos, como dores nas pernas e inchaço nos pés, e pode reduzir a incidência de complicações vasculares, como por exemplo, a trombose venosa profunda.
Antes de embarcar, algumas orientações são sempre bem-vindas. O consumo de líquidos é fundamental para reduzir o risco de desidratação. Exercitar as pernas e os pés com alongamentos e caminhadas leves durante o vôo estimulam o fluxo sanguíneo, diminuindo o inchaço no tornozelo e nos pés. O uso de meias elásticas anti-trombo são recomendadas. Por fim, a profilaxia com medicamentos anticoagulantes pode ser benéfico em pacientes com alto risco para eventos tromboembólicos, tais como indivíduos portadores de arritmias cardíacas, e para aqueles recentemente submetidos a procedimentos cirúrgicos. A decisão quanto ao uso de anticoagulantes deve ser sempre médica!
Na praia, atenção com as temperaturas elevadas e com os alimentos consumidos. A exposição solar em momentos de calor extremo pode causar desidratação, que por sua vez resulta em trombose venosa profunda, alterações de consciência e desequilíbrios hidroeletrolíticos. Além disso, a pele sofre com a excessiva radiação ultravioleta proveniente dos raios de sol. O uso de protetores solares é obrigatório para quem aproveita o verão na praia.
Intoxicações alimentares também podem acontecer neste período em que os restaurantes estão sempre lotados e o consumo pode ser exagerado. Vômito e diarréia aumentam o risco de desidratação e, consequentemente, de trombose venosa profunda. Para evitar este inconveniente, prefira alimentos frescos e naturais, com pouca gordura. Não hesite em procurar atendimento médico no caso de náuseas, vômitos ou diarréia. Mantenha sempre o consumo de líquidos, de preferência água natural, água de coco e sucos de fruta.
Se você for surpreendido por uma dor nas pernas que apareceu de repente, e que está dificultando sua caminhada, mantenha a tranquilidade e procure o atendimento médico. A trombose venosa profunda constitui a principal hipótese diagnóstica, que será avaliada de maneira correta com o doppler vascular. Caso a trombose seja confirmada, o tratamento na maioria dos casos será clínico com medicações anticoagulantes.
Para evitar surpresas neste final de ano, mantenha os cuidados com a sua circulação. O check-up vascular pode ser realizado a qualquer momento e fornece informações preciosas a respeito do estado atual da nossa circulação. Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.
Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).