Saúde
Rio Preto registra quase 16 casos de dengue por dia em 2025
Saúde anuncia 55 novos leitos para atender os doentes nos hospitais da cidade
Os nove primeiros dias do ano teve um registro de 142 casos confirmados de dengue em Rio Preto, o que significa quase 16 casos confirmados da doença por dia. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde da cidade, nesta quinta-feira (9), junto com o anúncio da ampliação de 55 novos leitos para atender os doentes em hospitais da cidade.
Segundo os dados da pasta, desde o dia 1º de janeiro, foram registrados 1.879 pacientes com suspeita de dengue. Destes, 142 foram confirmados e nove, descartados. Os demais casos seguem em investigação, aguardando os resultados dos exames. Até o momento, não há confirmação de óbitos causado pela doença.
Os números apresentados pela Secretaria mostram ainda um aumento no número de atendimentos feitos pelo serviço de Telemedicina e nas unidades de urgência e emergência da cidade. Nos primeiros nove dias de 2024 foram 716 atendimentos na Telemedicina e 3.667 de urgência contra 2.330 atendimentos em Telemedicina e 6.682 de urgência, no mesmo período deste ano.
Os bairros com maior Índice Predial, que é a quantidade de larvas do mosquito encontrada nos imóveis, são o São Francisco, Gabriela e Solo Sagrado, com o indicativo variando entre 2,86 e 4,07. Parque da Cidadania, Jardim Americano, Jaguaré, Cidade Jardim, Gonzaga de Campos, Vetorazzo, Parque Industrial e Vila Mayor estão com índice considerado médio, com resultados que variam entre 1,4 e 2,44.
Em resposta ao aumento de casos de dengue em Rio Preto, o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) anunciou, nesta quinta-feira (9), a ampliação de 55 leitos dedicados à internação de pacientes diagnosticados com a doença. A medida foi definida durante reunião com os diretores do Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e Hospital Municipal (HM).
Os novos leitos serão distribuídos da seguinte forma: 30 leitos para adultos no HB, dez leitos pediátricos no HCM e cinco leitos no HM que vão se somar aos dez da Santa Casa definidos na última quarta-feira (8). O objetivo é garantir atendimento adequado aos pacientes que apresentarem quadros mais graves da doença e necessitarem de internação.
“Estamos agindo com responsabilidade e rapidez para garantir que nenhum paciente fique sem atendimento. Esses novos leitos são fruto de um esforço conjunto com as instituições de saúde da cidade, mostrando que, unidos, podemos enfrentar qualquer desafio”, destacou o prefeito.
A ampliação dos leitos faz parte de uma estratégia integrada da administração municipal para combater a dengue, que inclui ações de prevenção, mutirões de limpeza e campanhas de conscientização junto à população.
- Cidades2 dias
PM prende casal e apreende substâncias avaliadas em meio milhão de reais
- Cidades2 dias
Em RP, jovem bate moto atrás de veículo parado e é internado em estado grave
- Cidades2 dias
Acompanhante de paciente agride vigilante em UPA de Rio Preto
- Cidades14 horas
Rio-pretense precisa ser internada após acidente de trânsito