Redes Sociais

Saúde

Existe relação entre sobrepeso e dores nas pernas?

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Publicado há

em

Recentemente, a revista Lancet publicou um estudo que demonstrou grande preocupação com os índices de sobrepeso e obesidade na população mundial. Estima-se que será uma epidemia global, com consequências clínicas significativas e impacto negativo sobre a longevidade e sobre a qualidade de vida das pessoas.

No Brasil, este panorama não é diferente, com estimativas de que em 2030 a incidência nacional de sobrepeso e obesidade se aproxime de 360 milhões de pessoas. Além disso, o sobrepeso e a obesidade já pode ser identificado na infância, com aumento progressivo do volume corporal ao longo dos anos e maior risco de doenças cardiovasculares e complicações sistêmicas.

Nossa circulação sofre com a sobrecarga corporal, demonstrando repercussões negativas importantes tanto no sistema arterial quanto no sistema venoso. O sobrepeso e a obesidade, por si só, são considerados fatores de risco independentes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumentando o risco de derrame cerebral, infarto do miocárdio e obstrução nas artérias das pernas. Além disso, existe uma relação importante entre a obesidade e o diabetes mellitus.

A síndrome metabólica, caracterizada por obesidade, diabetes mellitus, alterações nos níveis de colesterol e hipertensão arterial sistêmica, está associada não apenas ao maior risco de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares, mas também ao desenvolvimento de doenças autoimunes, esteatose hepática, piora do quadro de ovários policísticos e neoplasias.

O sobrepeso e a obesidade causam dores nas pernas pela sobrecarga física relacionada ao volume corporal excessivo, com limitação à deambulação em casos avançados. O sobrepeso e a obesidade também aumentam o risco de trombose venosa profunda, que constitui uma importante causa de dores nas pernas. A obstrução do sistema venoso, decorrente da trombose venosa profunda, promove inchaço no membro acometido, com piora expressiva da dor nas pernas.

O sobrepeso e a obesidade aceleram o depósito de placas de colesterol nas artérias das pernas, promovendo o surgimento de obstruções arteriais progressivas, que prejudicam o fluxo de sangue para a musculatura dos membros inferiores. Durante o exercício físico, a dor nas pernas é decorrente da falta de circulação, o que pode prejudicar a atividade física e exigir intervenções para o restabelecimento circulatório. O check-up vascular permite a avaliação do sistema circulatório. Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).

 

 

AS MAIS LIDAS