Redes Sociais

Saúde

HCM reativa classe escolar para desenvolvimento educacional a pacientes

O espaço foi projetado para estimular o aprendizado de forma lúdica e adaptada às necessidades das crianças internadas

Publicado há

em

Divulgação/Funfarme

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto reativou, nesta terça-feira (11/3), sua classe escolar, proporcionando um ambiente de aprendizado e desenvolvimento para crianças internadas por longos períodos. A reabertura do espaço contou com a presença de lideranças da Funfarme e do HCM, além de representantes da AvoHB (Associação de Voluntários do Hospital de Base) e da Escola Bela Infância, parceiros fundamentais nesta importante iniciativa.

As aulas serão oferecidas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, com atividades complementares, como contação de histórias e brinquedoteca, realizadas às quartas e sextas-feiras, no mesmo horário. Esse espaço foi projetado para estimular o aprendizado de forma lúdica e adaptada às necessidades das crianças internadas, contribuindo para seu bem-estar emocional e intelectual.

Uma das crianças beneficiadas é Maria Eduarda Pimenta Rodrigues, de apenas 3 anos, internada no HCM há 10 meses, durante os quais passou por seis cirurgias. Sem previsão de alta, a classe escolar se torna essencial para manter seu desenvolvimento educacional e proporcionar um ambiente de interação e aprendizado. Sua mãe, Jéssika Thaísa Rodrigues, se emocionou ao conhecer o novo espaço.

“É tão comum para qualquer família preparar o filho para a escola, comprar uma mochila, um tênis… Talvez esta sala seja o único contato que minha filha terá com a escola, e isso torna essa iniciativa ainda mais significativa para Maria Eduarda e para todos nós”, disse emocionada.

A diretora técnica do HCM, Dra. Fernanda Del Campo Braojos Braga, destacou a importância da reativação do espaço.

“Além do sucesso do tratamento e dos recursos tecnológicos que oferecemos, é essencial garantir o desenvolvimento cognitivo das crianças internadas. Ter a oportunidade de proporcionar essa experiência é extremamente gratificante e reforça nosso compromisso com a humanização no cuidado”, afirmou.

A reestruturação da classe escolar contou com um papel fundamental das voluntárias da AvoHB, que se mobilizaram para envolver parceiros como a Escola Bela Infância nesse projeto de grande impacto para os pacientes do HCM.

“Há um ano estamos dedicadas à reativação da classe, e hoje, ver esse espaço funcionando novamente, trazendo esperança e alegria para tantas crianças, é motivo de grande felicidade para todos nós”, celebrou Geane Prado, presidente da AvoHB.

AS MAIS LIDAS