Redes Sociais

Saúde

Hospital de Base terá o 1º núcleo de telessaúde do Estado de SP

Foram realizadas mais de 25 mil teleconsultas somente de janeiro de 2024 a março de 2025

Publicado há

em

Divulgação

O Ministério da Saúde inaugurou, na tarde da última quinta-feira (10/04), o primeiro Núcleo de Telessaúde do Estado de São Paulo, que terá impacto futuramente nas vidas de mais de 1,7 milhão de habitantes de 102 cidades do noroeste paulista. Foram realizadas mais de 25.000 teleconsultas somente de janeiro de 2024 a março de 2025.

O governo federal escolheu para abrigar este primeiro núcleo uma instituição com ampla experiência no uso desta tecnologia no Estado, o complexo da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), o maior do interior do Estado e que reúne o Hospital de Base e o Hospital da Criança e Maternidade, além de outras unidades.

O Núcleo de Telessaúde da Funfarme foi inaugurado pela Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e tem como objetivo ampliar o acesso dos pacientes do SUS às ações e serviços de saúde e, consequentemente, aumentar os atendimentos.

Durante a inauguração, a secretária do Ministério da Saúde destacou o protagonismo da Funfarme na saúde, motivo que levou a ser o primeiro do Estado de São Paulo, juntando-se a outros 27 núcleos no Brasil.

“Este complexo hospitalar, referência para 2 milhões de pessoas, é fundamental para este projeto pela sua grande expertise, pela excelência e pelas diversas especialidades que possui como, por exemplo, a neurocirurgia, o Hospital da Criança e Maternidade, o Lucy Montoro. Com isso, pode oferecer suporte especializado para todo o país. O Hospital de Base pode ser uma das referências nacionais para oferta de atenção especializada”, afirma Ana Estela.

Pandemia 

O núcleo do Hospital de Base de Rio Preto foi implantado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e ganhou corpo dois anos depois, com a inauguração de Polos Avançados de Teleconsultas em cidades da região distantes até 200 quilômetros do complexo hospitalar. Ano passado, devido ao sucesso do projeto, houve a Criação do Núcleo Técnico Científico de Saúde Digital, consolidando o Eixo Interno, conforme Portaria Nº 12/2024.

Teleconsultas

Somente entre janeiro de 2024 a março de 2025, foram realizadas 25.478 teleconsultas a pacientes do complexo hospitalar da Funfarme que residem em 11 municípios do noroeste paulista (Aspásia, Dolcinópolis, José Bonifácio, Mira Estrela, Mesópolis, Monte Aprazível, Nipoã, Paranapuã, Santa Albertina, Santa Fé do Sul e Santana da Ponte Pensa). O atendimento à distância é ágil e eficaz, evitando o deslocamento do paciente até Rio Preto para consultas simples, como análise de resultado de exames, troca de receita médica, pedido de exames ou encaminhamento para especialistas.

A inauguração da sede do Núcleo de Telessaúde vem contemplar a ampliação do Serviço de Saúde Digital, que passa a operar em cinco eixos: Interno (local), Regional, Nacional, Inovação e Formação.

Com o objetivo de aumentar a resolubilidade interna dos serviços de saúde, a meta da Funfarme é 36 mil teleconsultas por ano. Atualmente, 45 equipes médicas e multiprofissionais atuam no Ambulatório Geral e no HB, realizando teleconsultas para atender a uma demanda crescente de pacientes. O Ambulatório, que realiza cerca de 480 mil atendimentos anuais de forma presencial, tem o objetivo de aumentar ainda mais a oferta de teleconsultas, a fim de reduzir as filas de atendimento e os deslocamentos desnecessários de pacientes.

“A teleconsulta pode ser usada para fazer um primeiro acolhimento, para entender o problema do paciente, para fazer um reiteramento entre uma consulta presencial e outra e, às vezes, até um diagnóstico. Hoje, com a tecnologia e uma série de equipamentos portáteis de telediagnóstico, é possível fazer o diagnóstico a distância dos casos, reduzindo as filas e diminuindo o tempo de espera, que são ações prioritárias do Governo Federal através do Programa Mais Acesso a Especialistas”, completou a secretária do Ministério da Saúde.

Eixos Regional e Nacional

No eixo regional, a Funfarme já iniciou atendimentos por meio de Teleinterconsultas em parceria com os municípios de Jaci, Uchoa, José Bonifácio e Potirendaba. A previsão é expandir para 30 municípios nos próximos meses. No eixo nacional, o Ministério da Saúde fará a indicação para atendimentos especializados nas áreas de cardiologia com risco cirúrgico, cuidados paliativos e escoliose pediátrica, após a implantação do projeto.

As teleinterconsultas visam fornecer suporte aos médicos da Atenção Primária, permitindo que tirem dúvidas e conduzam os casos clínicos com o auxílio de especialistas. Com isso, a Funfarme busca garantir uma conduta mais assertiva dos profissionais e evitar deslocamentos desnecessários de pacientes graves que necessitam de atendimento especializado.

AS MAIS LIDAS