Saúde
Castrações superam 1,4 mil e resgates chegam a 93 em Rio Preto até maio
Segundo a pasta, o processo de resgate é iniciado a partir de denúncias

A Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto recolheu 93 animais, entre cães e gatos, entre 1º de janeiro e 7 de maio deste ano. Os casos envolvem, majoritariamente, vítimas de maus-tratos ou atropelamentos sem presença de tutor.
Após o recolhimento, os animais passam por atendimento veterinário, recebem vacinação, vermifugação e microchipagem. Quando considerados aptos, são encaminhados para adoção.
Segundo a pasta, o processo de resgate é iniciado a partir de denúncias. As equipes vão até o local, orientam os responsáveis e, caso não haja regularização dentro do prazo estipulado, o animal é retirado do ambiente. Nesse período, 1.315 visitas foram realizadas para averiguação de denúncias. Também foram registradas 44 adoções no mesmo intervalo.
Somando os procedimentos diários, mutirões e o programa Castrapet, foram realizadas 1.492 castrações entre janeiro e o início de maio. A medida busca reduzir o número de animais abandonados e seus impactos na saúde pública.
Educação, tecnologia e parcerias sociais
De acordo com a Secretaria, foi firmado um acordo com a rede municipal de ensino para a realização de palestras sobre posse responsável, voltadas a professores e alunos da educação infantil e do ensino fundamental.
Também está em fase de testes o Atendimento Digital Bem-Estar Animal 24h, sistema desenvolvido pela Empro – Tecnologia e Informação. A ferramenta utiliza inteligência artificial para automatizar atendimentos, com funcionamento contínuo.
Outras ações incluem parcerias com instituições de longa permanência, com objetivo de estimular a convivência entre idosos e animais disponíveis para adoção, e com lares beneficentes, que funcionam como casas temporárias para pets. Já na região da Represa Municipal, gatos em situação de rua são cuidados em conjunto pela Secretaria e a Emurb.
Como denunciar
Em casos extremamente urgentes, com risco de morte, o atendimento é imediato. Vídeos podem ser enviados pelo WhatsApp (17) 99611-3103.
Outras denúncias podem ser feitas clicando aqui.