Saúde
´Circuito da Saúde´ para hipertensos será neste sábado em Rio Preto
Objetivo é rastrear pessoas hipertensas, fazer exames e orientar sobre o tratamento da pressão alta

A Secretaria de Saúde retoma a busca por pessoas hipertensas em Rio Preto e realiza o ‘Circuito da Saúde’, neste sábado (17/5), na Praça Rui Barbosa. O evento será das 9h às 12h.
Focada em cinco pilares, a ação tem como objetivo a promoção da saúde, bem-estar e rastreamento da hipertensão arterial. No último dia 25, mais de 1,4 mil pessoas aferiram a pressão arterial com equipes da pasta.
Todos os participantes vão passar por um circuito que inclui:
Sono e estress: a importância do sono e do controle do estresse na saúde em geral e na hipertensão.
Alimentação: a dieta equilibrada como forma para ajudar o controle da hipertensão.
Atividade física: os da benefícios da atividade física para o controle da hipertensão arterial e da saúde em geral.
Medicamentos: a importância da adesão ao tratamento medicamentoso.
Monitoramento: o monitoramento da pressão arterial no acompanhamento regular da saúde.
A ação será realizada pela equipe da Secretaria de Saúde, com apoio da Associação Viva o Centro, acompanhada por residentes das áreas de psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, farmácia e enfermagem.
Em cada uma das estações, o participante receberá orientações e poderá ser avaliando, aferindo a pressão arterial, e medindo o índice de massa corpórea (IMC).
Caso sejam encontradas alterações, o paciente será encaminhado para a UBS para iniciar tratamento.
Pressão Alta
No Brasil, cerca de 30% da população adulta é hipertensa. No Estado de São Paulo, a prevalência de hipertensão arterial é de 23,2% na população com 20 anos ou mais.
A expectativa é que, até o fim deste ano, o número de hipertensos em países em desenvolvimento, como o Brasil, cresça 80%, segundo estudo realizado por especialistas da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova Iorque. Para reverter o quadro, os autores do estudo sugerem que os governos adotem as medidas preventivas, estimulando a alimentação saudável, a redução do consumo de sal, o combate ao fumo, a prática de exercícios e o controle de peso.