Redes Sociais

Saúde

Dores nas pernas são frequentes na população bariátrica

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Publicado há

em

As dores nas pernas constituem manifestações clínicas frequentes em indivíduos que foram submetidos a cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia da obesidade. Em muitos casos, estes sintomas são pouco valorizados no decorrer da evolução pós-operatória, uma vez que o foco principal recai sobre a perda ponderal e a esperada mudança no padrão corporal.

De um modo geral, as dores nas pernas podem ocorrer devido a problemas circulatórios, má postura, sobrecarga no trabalho, sobrepeso, obesidade e falta de atividade física. Quando a causa é circulatória, o comprometimento venoso geralmente representa com maior frequência a origem das dores nas pernas, que ocorrem graças ao desgaste do sistema venoso periférico superficial.

A insuficiência venosa crônica se manifesta por dores nas pernas do tipo “perna cansada” ou “perna pesada”, com piora no final do dia, geralmente após a jornada de trabalho. Nos indivíduos obesos, o excesso de peso corporal sobrecarrega o sistema venoso dos membros inferiores, predispondo a insuficiência valvular venosa e a formação de varizes. Em alguns casos, também podem ser identificados sinais de insuficiência de veia safena, o que aumenta a probabilidade de sintomas clínicos, como dores nas pernas acompanhado de inchaço.

Mesmo após a cirurgia bariátrica e a perda de peso corporal, é comum observar nestes indivíduos as manifestações clínicas da insuficiência venosa, tais como, varizes, escurecimento da pele das pernas e do tornozelo, eczema e a presença da úlcera venosa de estase. Apesar da redução de peso observado no pós-operatório, o desgaste do sistema venoso já ocorreu previamente em decorrência da sobrecarga corporal.

Ainda não foi comprovada, todavia, a relação direta entre o índice de massa corporal e a severidade da doença venosa; por outro lado, é evidente que o sobrepeso e a obesidade apresentam impacto negativo sobre o sistema venoso, predispondo a insuficiência venosa e as suas manifestações clínicas.

A avaliação médica e a realização do doppler vascular são importantes uma vez que diagnosticam o grau da insuficiência venosa e permitem o melhor planejamento terapêutico. É importante ressaltar que nem sempre a manifestação clínica é compatível com a alteração circulatória observada durante o exame físico. Apesar disso, em caso de tratamento cirúrgico, o emagrecimento permite uma recuperação mais favorável, com melhor qualidade de vida para os pacientes bariátricos. Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).

 

AS MAIS LIDAS