Saúde
Casos de dengue despencam em Rio Preto após pico da epidemia
Cidade registra queda de mais de 96% nas notificações e reforça vacinação e ações preventivas para evitar nova alta

Após enfrentar uma das piores epidemias de dengue no início de 2025, Rio Preto registra uma queda expressiva no número de casos da doença. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, divulgado na quarta-feira (18/6), o município reduziu em 96,7% o número de notificações entre janeiro e junho — passando de 23.505 para 757 casos.
Somente neste mês, foram 53 confirmações da doença, com 26 casos descartados e 678 ainda em investigação.
O levantamento também confirmou mais um óbito: um homem entre 20 e 29 anos que apresentou sintomas em maio e morreu no mesmo mês. Com isso, Rio Preto chega a 20 mortes por dengue em 2025 — 18 delas registradas em janeiro.
Ações de combate contribuíram para a redução do Índice Predial (que mede a presença de larvas nas casas), que caiu de 6,2% em janeiro para 2,4% em maio, se aproximando da média histórica. Também houve recuo expressivo nos atendimentos por suspeita de dengue nas unidades de saúde: de mais de 113 mil em janeiro para 1.325 em junho.
Vacinação em andamento
Rio Preto é uma das cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para aplicar a vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue. A campanha é voltada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Até o momento, 55,9% receberam a primeira dose e 25,4% completaram o esquema vacinal com a segunda.
A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30. Três UBSs têm horário ampliado: João Paulo II/Jaguaré e São Deocleciano (até 18h30) e Solo Sagrado (até 19h).
Atenção redobrada
Mesmo com a queda nas notificações, a Secretaria de Saúde alerta que o combate à dengue precisa continuar sendo parte da rotina da população. Eliminar água parada, descartar recipientes que acumulam água e manter calhas e caixas d’água limpas são atitudes simples que fazem a diferença.
A orientação é que qualquer sintoma — como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas — seja investigado rapidamente.
- Cidades12 horas
Homem é assassinado e tem órgão genital mutilado, na região
- Cidades1 dia
Motorista de app é sequestrada e estuprada por passageiro em Rio Preto
- Cidades2 dias
Obras na Washington Luís interditam acesso em Mirassol a partir de segunda (14)
- Política2 dias
Empreendedores paulistas terão dupla visita antes de multas, determina nova lei