Saúde
Universidade cede avião para transporte de coração entre Rio Preto e São Paulo
Ação, em apoio ao programa TransplantAR Aviação Solidária, possibilitou mais um transplante na cidade de São Paulo

A Universidade Brasil (UB) cedeu uma aeronave para o transporte gratuito de um coração entre as cidades de São José do Rio Preto e São Paulo, possibilitando a realização de mais um transplante. Esse é o nono voo realizado com uma aeronave da instituição, reforçando mais uma vez o apoio da UB ao programa TransplantAR Aviação Solidária, iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA).
Com esse voo, a Universidade Brasil se torna a parceira com maior número de contribuições ao programa, que atende pacientes prioritários da fila do Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo. Desde o primeiro voo do TransplantAR em parceria com a iniciativa privada, mais de 40 vidas foram salvas.
De acordo com Francisco Lyra, presidente do IBA, cerca de 30% dos órgãos doados no Brasil são desperdiçados por falta de transporte adequado e ações como essa são fundamentais para garantir uma logística eficiente para a captura e transplante da doação em tempo hábil.
Alunos e professores da UB que têm a oportunidade de acompanhar todo o processo, vivem experiências transformadoras, como relata Danielle da Costa Vieira Gonçalves, aluna do 10º semestre do curso de Medicina da Universidade Brasil. “Momentos como esse são oportunidades únicas de compreendermos na prática a complexidade, a responsabilidade e o impacto ético e humano do trabalho médico”, afirma Danielle.
Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil, acredita que ações desse tipo demonstram como a instituição é comprometida com o papel social que deve ser cumprido pelas universidades. “Em mais de 50 anos de história, formamos cerca de 2 mil médicos, além de especialistas em diversas áreas da saúde. Apoiar um programa como o TransplantAR e incentivar a doação de órgãos contribui para a formação de profissionais mais empáticos e preparados para os desafios do dia a dia da profissão”, reforça Bárbara.
A aluna da UB complementa dizendo que “A doação de órgãos deve ser amplamente incentivada, promovendo uma cultura de conscientização e responsabilidade entre a população”.
Selo TransplantAR: cada voo, uma vida marcada
A Universidade Brasil é a primeira parceira a receber o Selo TransplantAR, representando seu apoio à Aviação Solidária. O adesivo especial foi aplicado em uma das aeronaves da instituição, que também recebeu nove selos de coração para cada voo realizado em apoio ao programa, representando as vidas que foram salvas com o apoio da Universidade.
Cada coração representa uma vida impactada pelo TransplantAR e o compromisso dos parceiros com o futuro. A iniciativa reconhece publicamente os apoiadores que abraçam essa causa e valoriza o engajamento de cada tripulação, inspirando outros operadores a também fazerem parte dessa corrente de solidariedade.
Para mais informações sobre o projeto TransplantAR Aviação Solidária, visite: www.transplantar.institutoaviacao.org.