Redes Sociais

Saúde

Pernas cansadas e pesadas. Alguma vez você já apresentou estes sintomas?

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Publicado há

em

Diariamente, inúmeras pessoas reclamam de pernas cansadas após a jornada de trabalho. Esta queixa é frequente no público feminino, entretanto, cada vez mais os homens também têm reclamado de cansaço nas pernas, mais especificamente o que acomete desde os pés até o joelho.

A insuficiência venosa crônica, na maioria dos casos, é responsável pelo cansaço nos membros inferiores, resultado da presença de varizes nas pernas e/ou do refluxo na veia safena. A associação de varizes, refluxo na veia safena e inchaço nos membros aumenta sensivelmente os sintomas de cansaço e peso nas pernas, motivo pelo qual o atendimento médico se faz necessário.

A sobrecarga circulatória nas pernas e o excesso de sangue nas veias localizadas próximo ao tornozelo promovem a incômoda sensação de pernas pesadas e cansadas. Somam-se a estes fatores, o excesso de trabalho, o sobrepeso, a obesidade, a falta de atividade física, o período prolongado na mesma posição, seja em pé ou sentado, o período gestacional, e o uso de medicações hormonais.

Aqueles que trabalham horas e horas em pé sofrem com o inchaço e o peso nas pernas. Muitas vezes, levantar os pés para cima representa a única alternativa viável para aliviar os sintomas, após a exaustiva jornada de trabalho. Além disso, ao longo dos anos, os sintomas podem ser acompanhados por alterações nos membros inferiores, como o surgimento de veias saltadas e o aparecimento de manchas escuras próximo ao tornozelo, que representam indícios clínicos de piora evolutiva da doença venosa crônica.

A prática de exercícios físicos é benéfica ao sistema circulatório, devendo ser encorajada para os indivíduos com queixas de pernas cansadas e pesadas. Observa-se, entretanto, em alguns casos, certo exagero na musculação, com sobrecarga de peso em exercícios direcionados ao fortalecimento dos grupamentos musculares da coxa e das pernas, muitas vezes ultrapassando o limite corporal fisiológico.

Nestes casos, mesmo em jovens, o excesso de peso praticado durante o trabalho muscular pode danificar as válvulas venosas, resultando na formação de varizes de grosso calibre, na evolução para insuficiência da veia safena e na piora dos sintomas de cansaço e peso nas pernas.

Na presença destes sintomas, a avaliação circulatória é necessária. Se houver sinais clínicos e ultrassonográficos de insuficiência venosa, o tratamento pode ser oferecido, seja ele clínico ou cirúrgico. Para mais informações, acesse www.drsthefanovascular.com.br.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).

AS MAIS LIDAS