Saúde
HB registra 2,6 mil atendimentos por câncer de próstata em 2025
Campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças que mais atingem os homens

A campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças que mais atingem os homens, especialmente o câncer de próstata — segundo tipo mais comum entre eles, atrás apenas do de pele não melanoma. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano.
No Hospital de Base de Rio Preto, em 2024, foram realizados 3.282 atendimentos a pacientes com câncer de próstata. Já neste ano, até o dia 30 de setembro, foram registrados 2.667 atendimentos.
Dr. José Carlos Mesquita, chefe do Serviço de Oncologia Urológica do Hospital de Base de Rio Preto e vice-chefe da disciplina de Urologia da Famerp, ressalta que o cuidado deve ir além da próstata. A saúde do homem, de um modo geral, deve ser acompanhada.
O especialista explica que o preconceito e o medo ainda são barreiras para muitos homens. “O homem deve cuidar da saúde antes de uma doença aparecer. Nos dias de hoje é importante entender que não precisa estar doente para ir ao médico. É preciso ir antes. Os homens precisam cuidar da saúde, fazer exames preventivos para caso tenha alguma doença, o diagnóstico ser precoce”, afirma.
Mais do que uma mobilização simbólica, o mês é um alerta para a mudança de comportamento. Os homens ainda procuram menos os serviços médicos e realizam menos exames preventivos do que as mulheres, o que resulta em diagnósticos tardios e maiores riscos à saúde.
Dr. Fernando Nestor, urologista do Hospital de Base e professor da Famerp, ressalta que o grande problema do homem não tratar a saúde masculina é que ele acaba ficando vulnerável.
“Porque o homem tem por hábito se tratar, já as mulheres têm por hábito a prevenção. É preciso ter mais ações para conscientizar os homens para que eles procurem um urologista, para falar sobre próstata e outras doenças, como questão hormonal, ereção, obesidade, dentre outras”, afirma.
Dois exames podem indicar o câncer de próstata: um deles é o toque retal e o outro é o PSA, que nada mais é do que um exame de sangue. Quando o câncer é identificado no início, as chances de cura superam 90%.
Saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul e com o objetivo de debater temas importantes sobre a saúde masculina, será realizada nesta terça-feira, 4, a V Jornada de Saúde Masculina.
O evento será realizado das 18h30 às 21h, no Anfiteatro Mezanino HB. Ele é voltado para profissionais da área e vai abordar o envelhecimento masculino e as principais condições que afetam a saúde do homem ao longo da vida.
Com o tema central “Evolução do envelhecimento: compreender, tratar e acolher”, o encontro tem como propósito discutir as diferentes etapas do adoecimento e apresentar estratégias para um cuidado mais humanizado e eficaz com os pacientes.
Dr. Fernando Nestor finaliza explicando que “essa é a quinta jornada já pela Faculdade de Medicina e Funfarme com o foco de contar a história de como a gente pode acolher o homem como um todo. Embora seja novembro azul, nesta jornada faz a jornada mesmo do homem, vamos falar sobre a falta de hormônio, disfunção erétil, infecção urinária, câncer de próstata”.
Cidades1 diaVítimas de Icaraíma tinham registros por estelionato, tráfico e violência, afirma PC
Cidades1 diaMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Cidades1 diaOperação da Dise desmantela ponto de tráfico em boteco de Rio Preto
Cidades1 diaServidoras são afastadas após agressão em creche da região



