GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Social Frederico Tebar

José Dalmo Araujo e Vera Lins Araujo

José Dalmo Araujo e Vera Lins Araujo

Hoje a bela vivenda do conceituado médico José Dalmo Araujo estará iluminada para receber familiares e amigos que irão participar da festa que marca seus 80 anos. No comando, a mulher dele Vera Lins Araujo, que é agradável e elegante. Formado pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro, hoje a tradicional UFRJ, especializou-se em cirurgia vascular. Cursou também FELOWSHIP em Houston nos Estados Unidos.
Trabalhou em vários hospitais tanto no Rio de Janeiro quanto em Rio Preto, completando há pouco 50 anos de atividade profissional, mas há 25 anos está no hospital do coração IMC, alias um dos fundadores desse grande instituto, onde atuou como diretor durante duas décadas.
Nesses anos desenvolveu um trabalho exemplar por meio de pesquisas como enxertos de veia do cordão umbilical, de pericárdio bovino e muito mais. Foi o primeiro médico do Brasil a utilizar células tronco para tratamento de isquemia dos membros inferiores.
Tem vários capítulos publicados em livros e 35 trabalhos em revistas nacionais e internacionais. Na carreira acadêmica formou mais de 70 especialistas espalhados pelo Brasil e pela América Latina.
É membro titular da SBACV e membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Isso basta para comprovar a vida de um profissional brilhante que ama o que faz. É também diferenciado em seus hobbys, pilota aviões a mais de 30 anos, joga tênis, toca violão e canta.
É uma criatura amável, carismática que agrada as rodas mais exigentes e que a Gazeta de Rio Preto tem orgulho em homenagear.

Por Frederico Tebar em 24/01/2019 às 23:59