Redes Sociais

Frederico Tebar

Confira as notícias da coluna de Frederico Tebar

As últimas novidades da cena rio-pretense

Publicado há

em

LUZ NO FIM DO TÚNEL

*Sem vacina era difícil programar qualquer evento para um futuro próximo. Agora que ela chegou, ainda que por hora distribuída no país em velocidade de conta-gotas, já é possível planejar eventos de porte médio e quem sabe até grande. Até porque tempestade nenhuma dura para sempre.

*Assim sendo, sem alardes, muitos promoters tem remarcado eventos tradicionais da cidade, a grande maioria para o segundo semestre. Como o momento ainda é crítico, a divulgação oficial será feita posteriormente – até porque ainda vivemos um momento delicado da pandemia.

POR AQUI

Ei, Rio Preto, é só procurar que a gente acha relação até com o que parece mais distante. Esta coluna descobriu que Karol Conká, a mais polêmica integrante do reality Big Brother Brasil, já esteve algumas vezes aqui na cidade. E não foi para cantar. Karol namorou um rio-pretense de nome Léo por cerca de um ano. Um amigo do ex-pretendente relembrou: “Vixi, ela era ciumenta demais… eles brigavam muito”. Faz sentido.

CENA HIP HOP

*Muitos não sabem, mas Rio Preto tem status de referência na cena nacional do Hip Hop. A cidade é berço de grandes talentos, que despontam no Brasil e no exterior, nos quatro elementos dessa cultura genuína da periferia: o Breaking, o Graffiti, o Rap e o Deejay.

*É de Rio Preto a primeira crew feminina do Brasil (a Just Bgirls) e a primeira crew de breaking brasileira a participar de um campeonato mundial (Super Sonic B.Boys). É da cidade nomes como bboy Pelezinho, sucesso internacional patrocinado pela Red Bull; DJ Basim, campeão brasileiro do DMC 2016 e Juny kp!, responsável pelos primeiros movimentos de internacionalização de bboys brasileiros para o mundo; entre muitos outros.

*É essa representatividade rio-pretense no Hip Hop brasileiro que chancela o Festival 4R – RipRopRiopReto, que DJ Basim realiza a partir deste sábado (13) até dia17 de abril, com recurso do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc.

*Além de promover encontros inéditos exibidos nas redes sociais, o Festival 4R convocou uma galera da cena nacional para fortalecer o debate sobre a Cultura Hip Hop. As atividades serão exibidas pelo Youtube da casa de criar e pelo Instagram e Twitch (site de streaming) do evento (@ripropriopreto).

DUAS RODAS

Não estranhe se cruzar com o cantor Zé Neto Toscano andando pela cidade a bordo de um Scooter – motinha elétrica que tem cada vez mais adeptos em Rio Preto. Este foi o presente que ganhou da esposa, Natalia Toscano. 

MAIS QUATRO

*O cineasta rio-pretense Alexandre Estevanato segue aumentando sua coleção de troféus. Seu curta-metragem “Aperto” venceu quatro categorias no Cine Forte – Mostra Audiovisual de Cabedelo-PB. De uma só vez levou para casa as estatuetas nas seguintes categorias: Melhor filme pelo júri técnico; Melhor ator (Milton Gonçalves); Melhor  Som (Leandro Fermino) e Melhor Fotografia (Fábio Roger).

* Em maio do ano passado, “Aperto” foi o campeão na categoria fotografia na oitava edição do Festcine Pinhais, festival sediado no Estado do Paraná. A obra protagonizada pelo consagrado ator, Milton Gonçalves gira em torno de lembranças e saudades, com ênfase na temática da terceira idade. As gravações foram realizadas em uma propriedade na cidade vizinha de Uchôa.

NOVOS TEMPOS

*O lançamento nacional “Hair Spa by Truss” ocorrido terça-feira aqui em Rio Preto, com a presença Adriane Galisteu, tinha potencial para pelo menos 500 pessoas. Isso se fosse permitido e corona fosse apenas uma marca de cerveja. Como então restringir o número de convidados sem apequenar o evento? Estratégia bem delineada.

*E assim foi. Por lá só passou gente bacana, que repercute e combina com a filosofia Truss. Um desafio e tanto para a equipe da anfitriã Manuella Bossa – acostumada a convidar milhares para os grandes festejos da marca. No último deles, antes da pandemia, Alok e Capital Inicial animaram a noite com oito mil convidados durante uma das edições do Truss in Concert.

ANJO CHAPADEX?

*O caso aconteceu nessa semana. O cantor Jeca, da dupla Fiduma & Jeca, entrou em uma loja em um shopping aqui da cidade e assim que a mulher sentada ao lado foi embora ele notou que ela tinha esquecido R$ 300 na cadeira. Foi atrás dela, mas não a encontrou. Ninguém da loja conhecia a consumidora. Ele puxou o cadastro dela e conseguiu um telefone fixo.

*Já em casa, Jeca ligou, explicou o ocorrido e devolveu o dinheiro a sua verdadeira dona. Moral da história: fazer a coisa certa às vezes pode dar um pouco mais de trabalho, mas vale à pena, hein?

OTIMISMO
Levantamento da Paraná Pesquisa revela que o brasileiro está otimista em relação ao próprio emprego em 2021. De acordo com a pesquisa, 60,4% dos entrevistados acreditam que vão preservar o emprego, enquanto 10,7% acreditam que serão promovidos e até terão aumento e 4,8% estão confiantes de que vão encontrar um trabalho. De todos, apenas 18,2% têm medo de perder o emprego.

VASCO 10 ANOS

*Começa nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, e vai até a terça-feira, dia 16, o “Festival Vasco 10 Anos – Uma década de arte, cultura e comunidade”, no canal do YouTube do Centro Cultural sediado em Rio Preto. Serão 21 atrações gratuitas para todas as idades. A programação será online em razão da pandemia.

*O festival, realizado por meio do auxílio da Lei Aldir Blanc, celebra os 10 anos de existência do Centro Cultural Vasco. Sua programação abrirá espaço para diversas formas de manifestação artística que fazem parte da história e construção da identidade do point. Serão cinco dias de música, teatro, dança, hip-hop, folia de reis, arte contemporânea, economia criativa e oficinas.

REFLEXÃO

Frase de Andressa Sanches, a gata rio-pretense que já participou de uma das edições do reality Masterchef: “Viva sem se preocupar com o que vão falar de você. Até porque sempre vão falar. Se postar que está na igreja vão falar que você é pecador por isso precisa ir pedir perdão”. Errada ela não está.

 

 

AS MAIS LIDAS